Rosária perdeu pra ela mesma contra um ex-desconhecido, segundo opina Roberto Gutierrez

A pesquisa na qual empresário Panisoly aparecia nos dias 25 e 26 de setembro com 54,2% e Rosária Helena com 33,6%, revelou um momento. Ou seja. Pesquisa é como fotografia: revela o momento. O resultado final, no entanto, foi Panisoly 51,66% contra 48,34% de Rosária Helena.

Rosária conseguiu diminuir a diferença por conta do debate. Apesar de o empresário Panisoly ter se demostrado abaixo da crítica quanto ao preparo para participar de um confronto de ideias, Rosária, mesmo com sua experiência política de mais de 30 anos, se mostrou muito ruim. Um dos pontos no debate que contribuíram para Rosária perder a chance de conquistar muitos votos, foi a arrogância.

Tanto ela como o vice, Pedro Paulo, esqueceram que o conhecimento serve para encantar as pessoas, para compartilhar com elas e não para humilhá-las.

Se ela não tivesse feito isso,(Afrontar e humilhar Panisoly) possivelmente hoje, Rosária seria prefeita-eleita. Outro ponto interessante nesse processo eleitoral de Ouro Preto do Oeste, revela o atual deputado Marcelino Tenório fragilizado. Se ele fez realmente campanha para Rosária Helena, não foi apenas Rosária quem perdeu, mas, Marcelino, que não teve êxito em conseguir transferir, afinal falava diretamente com o eleitorado dele. Ora bolas, Panisoly era um ilustre desconhecido e o deputado não consegue assegurar que o apoio dele tivesse alguma valia?  Agora, se não fez campanha, ou corpo-mole, também sai no prejuízo de credibilidade, pois, aos olhos do povo, ele era baço-direito da Rosária.

Quanto ao Governador Confúcio Moura, apesar de ele ter ido a Ouro Preto e tirado fotos ao lado da Rosária e até fazer gravação, o apoio dele não pode ser visto como decisivo ou como condição sine qua non no processo. Sua visão e perfil estadista não retalham quem está no poder por ter veia municipalista. Posso garantir que ele, Confúcio, apenas apoiou uma candidatura natural do partido dele – apenas isso.

Já dona Joselita, apoiando Rosária, ajuda muito, mas, não soma o suficiente, apenas reforça o que Rosária já tem, pois as duas nadam na mesma praia eleitoral, ou seja, não abre novos horizontes.

O empresário José Araújo consegue atingir novos caminhos eleitorais além da matriarca Joselita, mas são caminhos nos quais têm eleitorado que também se identifica a Carlos Magno e a Marcelino Tenório.

Politicamente, Alex Testoni sai muito mais fortalecido, pois o apoio dele a Panisoly, 15 dias antes da votacao, deu a boa parte do eleitorado indeciso, a garantia de que Panisoly não só passaria a ter um grupo eficiente para administrar, como a certesa de que o ritmo administrativo não iria reduzir. O fato de Alex ser hoje quase que unanimidade por ter se consolidado como um grande prefeito, foi que gerou tremenda indecisão em mais de 50% do eleitorado atė 15 dias antes da eleição ao comparação o que estava saido da prefeitura e as opções que estavam à disposição. Apesar disso tudo, ao meu ver, o grande pecado estratégico da Rosária, foi não conseguir convencer aos indecisos de que ela seria capaz de ser uma grande prefeita, e não ser uma boa prefeita para manter o que o Alex fez porque estava respalda de em um palanque grande demais e conhecido demais.

1 Comentário

  1. A arrogância nunca foi um bom argumento para convencimento de ninguém, mesmo as pessoas mais simples sabem que a humildade se aplica a qualquer ato que se possa praticar, por mais importante que se seja o praticante deste ato. A prepotência foi marcante naquele malfadado debate. Isto fez com que o debate funcionasse como um tiro no pé. Serviu apenas para que o povo entendesse que a falta de capacidade de se comunicar não significa incompetência nem falta de vontade de fazer um bom trabalho. Dizer que seu oponente não sabia de nada e que ia lhe ensinar foi um ato de muita arrogância, eu não teria dito, mesmo porque aquele momento era um instante para se fazer a população atentar para o melhor projeto de governo e nunca para o confronto. é óbvio que o aprendizado é algo que surge com o tempo, o convívio com os mais sábios e a humildade de reconhecer a própria ignorância e isso são características que poucos têm. Espero, sinceramente, que o fato tenha servido aomenos como uma lição. Agora, como já disse em outra oportunidade, vamos desmanchar o palanque, unir nossos esforços e nos irmanarmos no sentido de fazer o melhor para nossa cidade e nosso povo. Levantemos nossas cabeças e esqueçamos os conflitos ideológicos e busquemos o de melhor que cada um de nós tem para fazer o melhor para todos.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*