Ji-Paraná terá 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher

Nesta quinta-feira (27) e sexta-feira (28) a Prefeitura de Ji-Paraná, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realiza a 1ª Conferência Municipal de Saúde da Mulher. O tema é “Os desafios para integralidade com equidade na saúde da mulher”.

O evento será no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), localizada na Avenida Seis de Maio, n° 1722, bairro Casa Preta, primeiro distrito da cidade, das 7h30 às 12h e das 14h às 18 horas.

A participação da sociedade será muito importante para a elaboração das diretrizes que nortearão as políticas públicas municipais direcionadas à saúde da mulher nos próximos quatro anos em Ji-Paraná.

Entre os temas que serão abordados estão: Políticas públicas para mulheres e a participação social; o mundo do trabalho e suas consequências na saúde da mulher; e o papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

Segundo a advogada e professora, Cláudia Marina Moretto, que está colaborando na organização da Conferência, as mulheres tem muitos direitos, mas geralmente não sabem disso ou quando tem conhecimento, têm medo de exercê-los.

“Esses direitos são tão importantes que receberam uma preocupação internacional. A Organização das Nações unidas (ONU) publicou 12 direitos das mulheres como: direito a vida, segurança pessoal, igualdade, liberdade de pensamento, informação e educação, privacidade, saúde, direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família, direito a decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los, direito aos benefícios de progressos científicos e de não ser submetida à tortura e maus tratos”, explicou a advogada.

O diretor do Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ji-Paraná, Bruno Cesar de Freitas, convida toda a sociedade, em especial as mulheres, para participar da conferência. “Não basta conhecer os direitos das mulheres, é preciso reivindicá-los, saber como usá-los. Todas as mulheres, independente da profissão que exerçam, são convidadas a participar da conferência”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*