Amir Lando candidato a presidente da República – coluna do Gutierrez

Amir Lando,
Amir Lando recebe convite para lançar o nome dele à presidente da República.

Convite inesperado

O ex-senador Amir Lando (PMDB-RO) foi sondado esta semana para saber se ele aceitaria convite para disputar a presidência da República em 2018. A consulta feita a ele o deixou surpreso. Uma fonte revela que Amir riu e disse não. Depois da insistência para analisar com carinho o convite, o ex-senador pediu um tempo para pensar. A mesma fonte disse que Amir estava em Brasília e vai passar o fim de semana em Rondônia para pensar sobre o convite de colocar o nome dele na condição de um pré-candidato.

Estranho, mas, nem tanto

Em primeiro momento parece estranho que um político de Rondônia, sem mandato, seja sondado para disputar o cargo mais importante do Brasil, mas quem fez o convite, percebeu coisas além da compreensão normal, inclusive, diante do momento que o País atravessa e do que Amir poderia representar.

Atuação

Amir Lando tornou-se uma celebridade da política nacional quando se tornou relator da CPI que investigou escândalo de corrupção envolvendo o então presidente Fernando Collor e o tesoureiro de campanha Paulo Cézar Farias. ‘A CPI do PC’ resultou no impeachment do presidente. Lando presidiu ainda a CPMI do Mensalão (2005) e a CPMI da máfia das ambulâncias ‘Sanguessugas’ (2006).

O que deu errado?

Sua credibilidade política em todo o País não foi o suficiente para Rondônia reelegê-lo senador, fato que foi lamentado pelo jornalista Alexandre Garcia, Joelmir Beting, Paulo Francis, Jô Soares e muitos setores importantes, como a OAB nacional, que o tinham como uma reserva moral da política, ao lado de nomes como ex-senadores Pedro Simon e Jefferson Péres – unanimidade por conta da seriedade e qualidade em legislar.

Ascensão possível

Amir Lando, ao meu entender, não terá vida fácil, se o nome dele conseguir alavancar a atenção de boa parte da população. As chances de se tornar um nome em ascensão não fazem parte de uma impossibilidade filosófica, porque suas qualidades intrínsecas podem ser fundamentadas dentro daquilo que a população busca, diante de tantas desilusões no meio político – um líder a quem confiar.

Muito acima da média

Se compararmos a nomes que sempre disputam a presidência da República, Amir Lando tem muito mais a oferecer. A questão é: como trabalhar essa imagem não para fabricá-la, até porque, o advogado Amir, que já foi ministro da Previdência, tem qualidades peculiares observadas e chefes de Estado, mas como fazê-la ser conhecidas do grande público em nível nacional é o primeiro desafio.

Oportunidade

Existe uma janela aberta nesse processo político porque os dois expoentes na atualidade navegam em águas de extrema direita e de extrema esquerda. O perfil de Amir Lando se encaixa naturalmente no equilíbrio.

Não estou aqui fundamentando uma ideia em defesa de uma candidatura à presidência, mas, tentando compreender o porquê de quem fez o convite ter percebido coisas além da compreensão normal, inclusive, diante do momento que o País atravessa e do que Amir poderia representar. Independentemente do que possa acontecer, seria muito animador ter um candidato à presidência da República de Rondônia.

*Roberto Gutierrez é jornalista e escreve para a Folha de Rondônia News.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*