Vasques tem a missão de fortalecer o combate à Covid-19 em Ji-Paraná

Marco Aurélio Vasques

“Aceitei o convite do prefeito Marcito Pinto, com a missão de fortalecer as ações da Secretaria de Saúde”.

O fortalecimento de ações voltadas ao enfrentamento à pandemia da Covid-19, foi o principal assunto abordado durante coletiva de imprensa, como o novo Secretário Municipal de Saúde de Ji-Paraná, Marco Aurélio Vasques, realizada na manhã de hoje (22), na sede da Semusa.

Vasques pontuou que hoje, a grande preocupação mundial é com a possibilidade de uma segunda onda de contágio por Covid, e que os gestores públicos em vários países estão buscando se precaver montando estratégias para o enfrentamento de uma doença que é nova e, apesar de vários estudos, ainda é muito desconhecida pela ciência médica.

“O Brasil todo vem sofrendo, o mundo vem sofrendo, porque é uma doença que atinge a todos nós. Em Rondônia, a população em praticamente todos os municípios está sofrendo. Por isso, aceitei o convite do prefeito Marcito Pinto, com a missão de fortalecer as ações da Secretaria de Saúde, especialmente para potencializar as ações voltadas ao combate a Covid-19”, ressaltou.

O secretário ressaltou que encontrou em Ji-Paraná uma adequada estrutura operacional e de saúde, inclusive, com um centro de tratamento e enfrentamento de Covid todo equipado, com profissionais contratados em diversas especialidades, estoque de medicamentos e testes suficientes para atender a demanda da população, com concurso pronto para chamamento de profissionais para serem convocados em caso de necessidade e com toda a estrutura para a implantação de leitos de UTI, faltando ainda a efetivação de médicos intensivistas e servidores especializados para o funcionamento da Unidade de Tratamento Intensivo.

“Há um clamor da população para que os leitos de UTI sejam implantados em Ji-Paraná. Porém, o Governo do Estado tem enfrentado grandes dificuldades para solucionar esse problema. O prefeito Marcito assumiu um compromisso de ajudar o Governo do Estado em implantar esses leitos de UTI e, esta será uma das principais missões, para saúde neste primeiro momento. O Prefeito encaminhará ainda nesta semana um projeto de lei para Câmara de Vereadores aumentando o valor a ser pago para os plantões dos médicos e servidores que trabalhem nas UTIs, com a intenção de atrair esses profissionais para Ji-Paraná. A prefeitura irá bancar esses valores e praticamente irá arcar sozinha com esses custos e com essa responsabilidade para colocar em funcionamento os leitos de UTI no hospital Municipal”, informou.

Por fim, Vasques informou que está realizando uma transição tranquila com toda a equipe de saúde, e que já realizou reuniões produtivas com os diretores, com a equipe do Hospital Municipal e que pretende ainda nesta semana visitar as unidades básicas de saúde para acompanhar os atendimentos realizados junto a população.

“A intenção é conseguir dar um dinamismo maior aos atendimentos. Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois Ji-Paraná recebe muitos pacientes de cidades vizinhas, o que acaba sobrecarregando nossos servidores. Mas tenho certeza que conseguiremos contribuir muito com a saúde do município”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*