Um ano em três meses: Semurfh bate todos os recordes de atendimento

No momento em que Ji-Paraná se transforma no canteiro da construção civil de Rondônia, Fuskão acaba com as filas de processos e não deixa as obras pararem.

Em meio a uma pandemia com 12 funcionários que contraíram que contraíram a Covid-19 e faltando apenas três meses para findar o ano, a Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação de Ji-Paraná/RO (Semurfh) não só conseguiu superar os desafios como produziu, em tempo recorde, o equivalente a um ano de trabalho.

Antônio Marcos Fuskão

Todo o trabalho foi coordenado pelo servidor de carreira da prefeitura de Ji-Paraná Antonio Marcos dos Santos, o Fuskão. Ele assumiu como secretário no dia primeiro de outubro aceitando o desafio proposto pelo prefeito Affonso Cândido (DEM) para dar agilidade e resolver todos os problemas da pasta.

Em três meses foi possível liberar 160 títulos definitivos, sendo que, de janeiro até então foram  liberados apenas 166 processos.

Com exclusividade, à Folha de Rondônia News, Fuscão disse que foi possível zerar todos os processos com pedidos para desmembramento e junção de lotes. “Havia procedimentos acumulados num fila de espera que, em muitos casos, demorava mais de três meses para resolver. Nós não apenas acabamos com esses processos que estavam emperrados, como hoje em três dias tudo fica resolvido”, comentou Fuscão que, há 25 anos é servidor municipal.

Jânio de Alencar Torres –  da JA Torres Construção Civil.

“Sou construtor, dependo todos os dias do mês da Secretaria de Regularização Fundiária e, sem sombra de dúvidas, Fuskão é o melhor e maior secretário que já tivemos até hoje à frente da Semurfh”, comentou Jânio Torres. Entenda porque Jânio disse isso:

Segundo Jânio, Ji-Paraná é hoje o canteiro de obras da construção civil de Rondônia. Esses dados são da própria Caixa Econômica e do Banco do Brasil. Sendo assim, a mola propulsora para a geração de emprego e circulação de dinheiro está atrelado à construção civil – trata-se de um calendário a mais na economia local, assim como o calendário do pagamento do leite, do funcionalismo público, da venda do gado cujo dinheiro movimenta o comércio.

Ainda, segundo Jânio, a economia de Ji-Paraná passa hoje pela secretaria de regularização fundiária, pois, se ela demorar ou travar os processos, para tudo e o município tem prejuízo, por isso a importância de se ter ter um secretário do nível do Fuskão, concluiu.

Construtora Líder

Segundo o empresário José Vieira, da Construtora Líder, o prefeito Affonso acertou quando indicou Fuskão para o cargo. “Agora vocês arrumaram um cara que vai deslanchar isso. Fuscão é bom de serviço, sabe tudo o que está fazendo”, disse o empresário ao confirmar que resolveu todos os recessos que tinha na secretaria.

Construtora JD Altafin

O empresário Robson Altafin, da Construtora JD Altafin, disse que sempre foi bem atendido na prefeitura, mas, com o fuscão à frente da Semurfh, a demora para resolver os problemas que passava de 30 dias caiu para uma semana. Só tenho elogios a fazer.

Despedida

A missão do secretário Antonio Marcos dos Santos, o Fuskão, termina neste dia 31 de dezembro. Ele agradeceu ao prefeito Affonso Cândido a oportunidade de servir à frente da Semurf. Disse que fez tudo o que deveria ter sido feito na secretaria, por que delegou poderes e escolheu as pessoas certas para se juntar a uma grande equipe valorosa.

“Tivemos momentos difíceis com 12 servidores que contraíram a Covid-19 e, graças a Deus, conseguimos superar mais esse desafio. Estou na torcida e na fé de que o prefeito Isaú Fonseca (MDB) tem tudo para fazer um grande trabalho, não só por suas qualidades, mas que elas se somam a apoiadores importantes como o Senador Marcos Rogério (DEM-RO) e o deputado Laerte Gomes (PSDB).

 

Confraternização dos servidores da Semurfh às vésperas do Natal. Foto: Roberto Filho

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*