Posição da Fimca pode contribuir para uma terceira onda da pandemia em Rondônia

O Centro Universitário Aparício Carvalho está entre os melhores da Região Norte do Brasil,

Enquanto Queiroga alerta para uma terceira onda da pandemia, Fimca obriga 100% presencial para as avaliações.

Faculdade em Rondônia ignora a possibilidade de uma terceira onda da pandemia da Covid-19 e impõe avaliação presencial para todos os cursos. Pelo menos é isso que reclama os acadêmicos que, por conta dessa decisão, mobilizou um abaixo-assinado que já tem mais de 800 rubricas.

O conflito está ocorrendo no Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca). A faculdade nega que esteja desobedecendo o decreto governamental que trata sobre as restrições sobre a pandemia, mas os acadêmicos contestam essa argumentação dizendo que: “pelo simples fato que todos os acadêmicos são obrigados a fazer os exames presenciais e quem não o fizer ficará com a nota em aberto para o próximo semestre, (leia-se reprovado) literalmente o Centro Universitário Aparício Carvalho obriga aos acadêmicos em situação de 100% presencial e, pior, desobedecendo aos protocolos de segurança na pandemia”.

Um professor que não quis revelar a identidade, disse que essa atitude da faculdade não está preocupada com o aproveitamento dos alunos, mas, em dar um basta aos 100% de aprovação dos alunos em período em tempo de pandemia com vistas à mercantilizar o ensino com repetências casos os alunos insistam em optar pelos exames a distância.

A Folha não conseguiu falar com a faculdade para um posicionamento quando ao argumento dessa fonte que pode ser considerado como teoria da conspiração.

O Diário da Amazônia teria ouvido outro professor o qual disse: “A faculdade não está seguindo nenhuma regra. Não recebemos máscara, nenhum equipamento de proteção individual e não estamos apenas com as aulas práticas. As salas não tem álcool em gel e nem estão sendo higienizadas. Os alunos que na maioria recebem bolsa de estudos estão receosos em perder o benefício, por isso estão se sentindo obrigados a voltar”, disse o professor.

Terceira onda à vista

Ontem o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga disse que a possibilidade de uma terceira onda da pandemia de covid-19 é uma preocupação. Frisou que o Ministério da Saúde está atento aos sinais sobre a evolução dos casos de covid-19 no país. Queiroga afirmou que o cenário pode estar ocorrendo em razão do afrouxamento de medidas de restrição à circulação de pessoas e distanciamento social ou efeito de nova variante.

“Enquanto a maior autoridade em  saúde do País não esconde a possibilidade de uma terceira onda, o Centro Universitário Aparício Carvalho, um dos mais respeitáveis na Região Norte do Brasil, que forma profissionais, inclusive, da área médica, revela um comportamento negacionista quando aos riscos”, comentou um acadêmico ao dizer que essa argumentação por si, levada ao Ministério Público, ganharia força em defesa da preocupação da classe acadêmica.

Acadêmicos fazem buzinaço na Fimca

50 Comentários

  1. Alunos matrículados nos cursos de Medicina, Direito, odontologia, enfermagem, nutrição, educação física, pedagogia, psicologia, serviço social ou em outro qualquer curso não são obrigados a servir os interesses do capital. O direito à vida, a saúde, ao bem estar e a segurança são direitos previstos na Constituição Federal de 1988, na Declaração dos direitos humanos e em muitas outras legislações.

    Coligação: Acadêmicos Unidos Jamais Serão Vencidos.

    #REPÚDIOFIMCA
    #Nãofaremosprovaspresenciais

  2. Ué! Se está com medo de voltar a viver… Ir para faculdade… (Ter aula) prq aula online, Todos sabem que é só enganação!
    É só Trancar a faculdade! Ou vcs querem um diploma fake?
    Tomem vergonha na cara, e vão pra aula.
    Vão ficar em casa até quando? Frescura de mais!
    Digo e repito! Não quer ir pra faculdade, então tranque o seu curso! E fique em casa assistindo a globo!

    • Para:André Gasparin Coutinho
      Você quer comparar médicos que recebem remuneração pelo trabalho com acadêmicos é sério isso? Vc acha que nos temos condições financeiras pra ficar custeando medicamentos? Vc se acha acima de todos nao passou pela sua cabeça que existem centenas de alunos bolsistas pessoas humildes que estão lutando para se formar. As coisas já estão difíceis pra gente imagina se um de nós contrai uma doença dessa e transmite para família. Vc nao deve viver no seu mundinho né! Nao enxerga ao seu redor que nem todos tem as mesmas oportunidades que vc, fico pensando aqui qual curso vc faz? pq não possui capacidade de se colocar no lugar do outro.

    • André você não tem um pingo de consciência. Quer ir pra faculdade, vá sozinho coloque você e sua família em risco. Pra quem diz que estuda tanto vc me parece bem ignorante não no sentido de ser burro, mas no sentido de ignorar fatos.

      É muito fácil julgar que é frescura quando nenhuma pessoa da sua família perdeu a vida por essa doença horrorosa.

      Medo de voltar a viver e ir para faculdade?
      Não mesmo, só não vamos defender os interesses de uma instituição que não está nem aí para os alunos. Se a fimca tivesse pensando no ensino ao invés de cometer genocídio ofereceria vacina aos alunos no lugar de obrigar a gente fazer prova presencial sem vacina.

      Esses que falam que o ensino remoto é molezinha não deve saber o que fala mesmo, não deve está participando das aulas remotas. A sobrecarga de trabalho é tanta com a quantidade de TEDs, trabalhos, atividades e matérias para revisar que sentamos na cadeira da escrivaninha pela manhã e saímos somente altas horas da noite e muitas vezes nem concluímos tudo.
      Muitos acadêmicos ali não tem internet e nem computador em casa, existe questões financeiras, estresse, fadiga, desequilíbrio emocional, ansiedade. É matar um leão por dia pra se manter estudando.
      A única coisa positiva é a vantagem de está seguro contra essa doença.
      Eu posso dizer que o ensino remoto tem suas problemáticas que são muitas, mas para o aluno que estuda e vence todas as adversidades e corre atrás do diploma está longe de ser um diploma fake é suado da mesma forma.

  3. Art 9 parágrafo 2° As instituições de ensino deverão fazer o uso de meios e tecnologias de informação e
    comunicação para a oferta de aulas não presenciais, por intermédio de plataformas digitais, radiodifusão ou outro
    meio admitido na legislação pertinente vigente para os alunos que optarem por não retornar às instituições de
    ensino, será que a faculdade esta acima da lei, cadê os órgãos de fiscalização

  4. Art. 11. Independente da Fase, todas as instituições de ensino poderão disponibilizar salas de
    informática ou laboratórios de aulas práticas, salas de recurso, espaços para aulas de reforço e tira-dúvidas aos
    alunos, sendo obrigatória a adoção das medidas de segurança mencionadas no art. 33, ressalvando que a ida dos
    alunos às instituições não é obrigatória.

  5. As nossas vidas vão está sempre em primeiro lugar, na ausência da vacina para todos a prevenção é de longe a melhor opção.
    Repúdio à Fimca por priorizar o lucro e por não pensar na vida dos alunos e dos seus familiares.
    #NÃOFAREMOSPROVASPRESENCIAIS

  6. É ridículo sermos obrigados, contrariando o decreto que fala do direto de decidirmos. E ainda alegarem que faz quem quer , porém as notas ficam em aberto. Isso se chama chantagem da mais barata. E os que estão formando no próximo semestre? Ridículo.

  7. 3º onda chegando e a fimca contribuindo com a propagação, faculdade está nos obrigando a fazer provas presencial sendo que as aulas são on-line, sem contar os estágios na UBS para atendimento de COVID-19 onde os alunos ficam exposto já que não foram vacinados e correm sérios riscos de serem infectados é transmitirem para seus familiares.
    #REPÚDIOFIMCA

    • Um absurdo a faculdade submeter os alunos e à população a tamanho risco. Minha universidade já decretaram que será on-line para preservar os alunos, evitar aglomerações e risco aos demais

    • E quando entrarem no internato… Irão fazer estágio no cemetron ? Ou irão dizer que é um absurdo a fimca expor vcs a contato com pacientes que possuem Doenças infectocontagiosas?
      Só pra lembrar vcs acadêmicos, os médicos foram vacinados em fevereiro deste ano… Pela teoria de vcs, o correto seria os médicos esperarem a vacina para voltar a trabalhar? Como seria isso? De novembro 2019 a fev de 2021. Vcs acham correto os médicos (correrem risco de vida) para atender covid sem estar vacinado?
      Mta balela e retórica, medicina é isso! Se estão com medo de ir pra faculdade,Quero ver quando entrarem no internato e ir parar lá no PS do João Paulo II.

  8. Absurdo fazer isso com o aluno, um descaso total
    Vergonha, entidade particular com recursos financeiros, não oferecem nada, nenhuma estrutura. Os alunos e professores suportam várias regras e normas ridículas por precisarem, mas dessa vez é contra a vida, contra saúde de todos. Não dá pra se calar, agradecemos a mídia, jornalistas por mostrarem a realidade dos fatos que está se passando dentro dos portoes da “bela, prestigiada, organizada” FIMCA.

  9. Só quero exercer meu direito a vida.
    Não cometerei suicídio.
    Acadêmico tem direito e não somente obrigações como a linda fimca pensa… Muito pelo contrário a fimca é que está violando as regras do jogo.
    Vão contratar o Juarez da Tec Pix para fornecer aa câmeras digitais para as aulas híbridas. Buabuabuabua

  10. Acho um descaso total! Agora vem a 3 onda do covid, nova variante indiana presente em Porto Velho e a FIMCA obrigando os alunos a terem provas presenciais por puro capricho!!! DESCASO. Nós da MEDICINA VETERINÁRIA não vamos nos calar diante dos fatos… Estamos com os demais cursos atrás dos nossos direitos e da SAÚDE ÚNICA!

  11. Essa faculdade é uma vergonha.. total descaso com alunos e funcionários, querendo obrigar esse tipo de contato em uma pandemia, ainda mais com a terceira onda ai e o estado sendo o 2º maior em mortos no país por COVID-19. Palhaçada.

  12. Nossas vidas importam sim, e dos professores também, como pode querer nos obriga a fazer provas presenciais se o ensino que temos com as aulas remotas nãos são os mesmos, como podem querer nos obrigar a está em um lugar que nem tem condições cabíveis para colocar os alunos, se nas aulas presenciais já era um total descanso imagina agora nesse período pandemico, com um alerta da terceira onda vindo aí, acho que com essa atitude vocês nunca ganharam o respeito daqueles que realmente pagam o salário de vocês, pois se não há alunos como vão manter está faculdade, e outra se nas aulas presenciais os alunos não tinham o suporte necessário imagine agora, aí que não vai ter mesmo, querem nos obrigar, está na faculdade por mero capricho, temos o direito ou será que não temos mais Constituição nesse País, ou o código de defesa do consumidor. FIMCA sendo FIMCA passeando por cima de regras.

  13. sou aluno da fimca, e concordo com eles! A maioria que ta fazendo esse auê não é nem pelo covid e sim pra colar, vi um comentario acima que a os banheiros são imundos, acho que vcs estão indo em outra faculdade, os mesmos que estão falando estavam nos bares, to no grupo do whats e vejo tudo. só observo.

    • Vc é um puxa saco mentiroso. É só ir na faculdade para saber como é pergunte para os verdadeiros alunos o que acontece de verdade.

      • mentiroso nada, sou da fimca a 4 anos. e quero terminar logo. se vcs não querem, só tranca o curso de vcs e não enchem que quero me formar

        • Estou matriculado na Fimca a três anos e também quero concluir meu curso. Mas, isso não quer dizer que vou arriscar a minha vida e da minha família por isso. O ensino e a aplicação da prova remota não anula a sua conclusão, mas a morte sim. Mortos não colam grau e nem pegam diploma. Pense nisso Robson, antes de falar besteiras.

  14. Que Deus toque o coração da FIMCA. Porque isso que estão fazendo com o acadêmico não e certo, nos suportamos tantas coisas centenas de Teds, atividades acadêmicas, provas, seminários e tudo mais, somos cobrados sempre fazemos o possível por esse diploma mais entregar nossas vidas não dá. So quero me formar e sair dessa faculdade.To cansado de tudo! Muita pressão!

  15. A fimca como sempre só querendo ganhar em cima dos alunos, nesta pandemia tendo aulas online nunca baixaram o valor da mensalidade e agora vem com essa d aulas presenciais justamente para prejudicar alunos, sempre uma falta d respeito a coordenação do serviço social uma bosta,nunca procura ajudar os alunos, até mesmo se alunos forem fazer algo gastando do próprio bolso como projetos sociais a fimca não dá nenhum suporte os alunos q se virem, coordenação do serviço social bosta . E agora qrem q os alunos voltem se nem 90% dos alunos foram vacinados .

  16. Vocês ja pararam para pensar na amplitude que uma “simples aplicação de prova presencial” pode ser nas nossas vidas? A gente vai sair de casa por duas semanas para fazer essas provas aonde vamos ficar em quarentena nesse período? Aqui tem acadêmicas mães com filhos pequenos e filhas com pais idosos se eu passo algo pros meus pais jamais me perdoaria. É a nossa vida e a vida de quem mais amamos que está em jogo.

  17. Isso é um descaso com os alunos. Fazem as aulas 100% e querem que a prova seja presencial. A faculdade nunca ofertou um serviço de qualidade para seus alunos, muitas vezes nem água nas torneiras tem no prédio neoclássico e somos obrigados a ir em outro prédio para usar o banheiro, imagine em período de pandemia. É ridículo querer nos obrigar a nos expor ao risco de contaminação por puro capricho da faculdade de querer que alunos reprovam para poder lucrar mais.Ainda alegam que a qualidade das aulas online é a mesma do presencial, sendo que se perguntassem diretamente para os alunos saberiam que discordamos totalmente dessa afirmação.

  18. As aulas onlines estão um verdadeiro descaso, conteúdo com baixa qualidade de ensino, pouco proveitoso em relação ao ensino presencial. Muita cobrança por parte deles (Faculdade, coordenadores, professores) e pouca qualidade de ensino.

  19. Sinceramente é um descaso total com os alunos nós expor a uma contaminação desnecessária, pois o prédio de Serviço Social tem umas salas minúsculas quando estávamos presenciais já era um descaso total, os banheiros imundos sem papel higiênico e muitas vezes faltava até água tanto nós banheiros quando no bebedouro e é nessa estrutura que querem nós forçar a fazer uma prova presencial sendo que as aulas estão sendo 100% remotas, sinceramente é inacreditável que uma faculdade de renome está arriscando a vida de seus acadêmicos por mero capricho, outra justiça cabível é que querem tem um número maior de reprovados para continuar recebendo uma vez que eles não estão gastando nada para dá aulas e os alunos arcando com tudo inclusive com a mensalidade e não tem nem o poder da escolha de se proteger. Semestre passado mesmo fomos obrigados a fazermos aulas juntos dois períodos diferentes éramos do 5º período e fizemos o sétimo junto com a outra turma que era só sétimo, um transtorno total e hoje estamos passando por dificuldades em algumas matérias por ter pulado uma fase dela e agora retrocedemos de novo tendo que trabalhar em dobro e ainda é nós cobrado uma prova presencial! Repúdio e irresponsabilidade é o mínimo diante de uma atitude dessas.

  20. Um conteúdo ministrado de forma remota não pode ser cobrado em prova de forma presencial faltando menos de 20 dias para início das provas, qual o objetivo??
    Se fosse o caso, logo após a liberação do decreto inicio da N2 a faculdade deveria ter voltado com aulas presencias seguindo os protocolos de segurança e isso não aconteceu, agora ao 45 minutos do segundo tempo vem com essa.

    #RepúduiFimcaeMetropolitana
    #ParaProvaPresencial
    #AulaPresencial

  21. Vergonha e descaso, com nós alunos e com nossos familiares, pois não estão se importando se temos ou não a escolha, simplesmente nós atrasamos nossas vidas ou levamos o covid para nossas casas. #repúdiofimca

  22. Vergonha, entidade particular com recursos financeiros, não oferecem nada, nenhuma estrutura. Os alunos e professores suportam várias regras e normas ridículas por precisarem, mas dessa vez é contra a vida, contra saúde de todos. Não dá pra se calar, agradecemos a mídia, jornalistas por mostrarem a realidade dos fatos que está se passando dentro dos portoes da “bela, prestigiada, organizada” FIMCA.

    Se forem atrás terão diversos casos, relatos, de desrespeito aos alunos. Um deles Formanda de agronomia recentemente foi retirada da faculdade por querer tirar uma foto na faculdade usando beca para marcar sua formatura que não teve, e foi proibida grosseiramente( seguranças alegaram que era por causa da pandemia) o fotografo era o marido da mesma. Mas para voltar todos e irem fazer prova presencial, com preparo remoto sem qualidade, visando reprovação para aumentar arrecadação nos pagantes de matérias, isso pode fimca sendo Fimca #repudioFIMCA

  23. Paradoxo total. O mesmo decreto que eles usam para tentar nos obrigar ao retorno é o mesmo decreto que nos confere a liberdade de escolha e proteção a nós mesmos, aos nossos queridos familiares que na sua maioria são do grupo de riscos, aos professores e a proteger esses mesmos capitalistas que levantam essa teoria genocida de colocar uma Universidade com mais de 2000 alunos para fazerem provas presenciais, normal ja é um show de atraso e atrapalhadas imagine com esse cenário. Nessas tragédias chamadas aula prática ja teve caso de alunos testarem positivo e depois só avisar que positivou para covid… E nós ali trancafiados em uma ambiente refrigerado e sem saída ou circulação de ar.
    Mas a instituição só lê a parte do decreto que lhe convém e confere obrigações a nós acadêmicos, mas eles mesmos descumprem o decreto e se acham o dono da verdade genuinamente institucional.
    Quanto a pandemia a instituição não evoluiu e nem se preparou para aa mudanças ocasionadas pela pandemia. Querem implantar o sistema Híbrido, mas não investiram um centavo em equipamento que proporcione esse modelo de aulas… Pasmem até agora a pouco estávamos em aula por meio do Google meet, plataforma 100 % gratuitaa ofertada de livre a acesso a todos e sem recurso algum ao professor. E as professores meus parabéns por serem verdadeiros inovadores na arte de dar aula, pois estão fazendo malabarismos para dar aula. Improvisa o celular, improvisa a web cam do notebook, se vira pra comprar um caixinha de som e fone de ouvidos. Professores passando horas e horas sentando em cadeiras desconfortáveis pois a pandemia não avisou que viria. Enquanto isso a fimca $$$$$$€€€€££££££.
    Alô Fimca vamos acordar para a realidade. Estamos passando a cifra das 500 mil mortes por covid, eminência de uma 3° onda e suspeita ds cepa indiana, ja está presente no estado e vocês querem aprontar umas dessa de prova presencial.

  24. Asco!!!!
    Não deixaram minha turma de apenas 18 alunos colar grau presencial (seria apenas os alunos) por causa do COVID. Nos obrigaram a uma colação de grau humilhante e vergonhosa on line, que não durou 10 min, interromperam a transmissão cortando fala de professor e agora exigem presença dos alunos para fazerem prova!!!
    Repúdio!!!

  25. As salas não tem álcool, os alunos não estão vacinados, nem todos os professores foram vacinados, não se vê limpeza nas trocas de turma, tem alunos fazendo estágio sem vacina, se vê muita gente transitando pela faculdade em determinados horários.
    Quem não se sente à vontade para voltar presencial eles estão forçando falando que fica sem nota.

  26. Medicina 3 ano
    A faculdade está nos obrigando a ir nas provas presencial, o mais revoltante é a falta de higienização e disponibilização de equipamentos de proteção, colocando em risco a vida tanto dos alunos e professores como de sua família.

  27. A faculdade não disponibiliza nenhum material de prevenção, como álcool em gel, máscaras e muito menos de locais adequados. Muitas aulas práticas e teóricas estão superlotadas. Além disso, também somos obrigados a realizar provas presenciais, com possível aglomeração de alunos e estágios obrigatórios nas unidades básicas de saúde (sendo necessárias 90 h), não recebemos treinamento e muito menos respostas sobre a vacina, para os alunos de estágio hospitalar, que está proposto no plano nacional de vacinação do ministério da saúde.

  28. Isso é porque você não ta sabendo dos estágios em UBS atendendo covid e a gente (3 ano de medicina) sem vacina. Colocam a gente em risco e ainda ameaçam dizendo que se não for, não passa para o próximo ano. Sem contar também os professores que foram demitidos porque não aceitaram voltar presencial.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*