Retomada em Jaru 4° etapa do Projeto Enxergar

Essa etapa passa a atender 17 municípios com média de 50 cirurgias diárias bancadas com R$ 3,1 mil de emenda do deputado Lúcio Mosquini.

A retomada da 4° etapa do Projeto Enxergar, reiniciada no último sábado, em Jaru/RO, tornou-se um grande acontecimento tendo como palco a Escola Olga  Delaia. O projeto tem como meta zerar a fila de cirurgias de catarata em Rondônia. O deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) colocou R$ 3,1 milhões de emenda parlamentar para ajudar a bancar essas cirurgias. Elas estão acontecendo  no hospital São Camilo pronto para atender 17 municípios da grande Jaru.

Segundo Mosquini, o recurso veio num momento de pandemia e corria o risco de perder 50%, por causa do aumento nos custos, mas o Governo do Estado conseguiu manter a mesma quantidade de cirurgias que estavam previstas antes.

O projeto Enxergar deverá realizar 1.350 consultas oftalmológicas, 2.300 cirurgias, sendo 2 mil de catarata e 330 de pterígios, além de 18 mil exames oftalmológicos complementares.

O prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior, agradeceu ao deputado Lúcio Mosquini e destacou a importância da retomada do projeto elogiando a execução “o Governo e a Sesau para assegurar qualidade de vida para a população”

O médico Thiago Pizarro, um dos cirurgiões responsáveis pelas cirurgias de catarata, explicou que o hospital consegue fazer até 50 cirurgias por dia e em dois meses, espera concluir os 2 mil procedimentos.

O último mutirão realizado do projeto “Enxergar”, que teve início no segundo semestre de 2019, ocorreu em Cacoal em outubro de 2020 e realizou cinco mil cirurgias em todo o Estado. A próxima região a ser atendida pelo o projeto Enxergar será em Ariquemes.

Além do município de Jaru, passam a ser atendidos moradores de Machadinho do Oeste, Alvorada do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ouro Preto do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Presidente Médici, São Miguel do Guaporé, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Cujubim, Campo Novo e Buritis.

 

 

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*