Brasil e Peru firmam em Rondônia agenda para acordo bilateral

Vice-líder do Governo no Senado, Marcos Rogério, e vice-líder do governo na Câmara, Lúcio Mosquini, acompanharam os presidentes Bolsonaro e Pedro Castillo, em visita a Rondônia.

A agenda econômica vai beneficiar Rondônia e Acre com porta aberta para o mercado Andino e uma saída para o Pacífico.

Gabriela Lafetá – O presidente, Jair Bolsonaro, participou, nesta sexta-feira (03/02), de um encontro com o presidente do Peru, Pedro Castillo, em Porto Velho, no Palácio do Rio Madeira, sede do governo de Rondônia. Bolsonaro chegou por volta de 11 horas da manhã no estado, acompanhado de ministros e parlamentares, entre eles o líder do governo no Senado, Marcos Rogério (PL/RO). Eles seguiram em carro aberto para a reunião, e foram acompanhados por motociclistas e apoiadores do Governo durante todo o trajeto.

Na pauta da reunião, com o presidente peruano, temas relacionados a agenda bilateral como comércio e acesso a mercados, cooperação nas áreas de fronteiras, defesa e segurança e combate à pandemia da Covid-19. “Cada vez mais, estamos procurando maneira de melhor nos relacionarmos com nossos vizinhos. Temos interesses comuns com Peru.” disse o presidente Bolsonaro.

Vantagens

Vale lembrar que o Brasil compartilha com o Peru, quase 3 mil quilômetros de fronteira, a segunda mais extensa. Além de ser o quarto maior parceiro comercial do nosso país. “O Peru é um importante parceiro econômico do Brasil. No último ano, o intercâmbio comercial entre os dois países chegou a US$ 4,3 bilhões”, destacou o vice-líder do governo no Senado, Marcos Rogério. O parlamentar rondoniense lembrou ainda que além de importante para o Brasil, o Peru é estratégico para Rondônia e Acre no acesso ao pacífico.

Acordo

A reunião entre os chefes de estado resultou na assinatura de uma Declaração Conjunta contendo diversos compromissos firmados entre os dois países. Entre os pontos abordados no documento, está o compromisso de estabelecer “formas concretas de integração produtiva” entre os países, particularmente em matéria de zonas francas e micro, pequenas e médias empresas.

Em outro trecho, o documento também fala sobre a criação de um grupo de trabalho com representantes do Brasil e do Peru com vistas a explorar a geração de novos fluxos de comércio e investimento na fronteira amazônica e a identificar soluções logísticas multimodais que assegurem ganhos de competitividade para os produtos de ambos países.

Outro ponto que também merece destaque é intenção de criação de novas rotas aéreas entre o Peru e os aeroportos do Bloco Norte – composto pelos aeroportos de Porto Velho (RO), Manaus (AM), Tabatinga (AM), Tefé (AM), Rio Branco (AC), Cruzeiro do Sul (AC), e Boa Vista (RR) com vistas à melhoria da conectividade aérea entre os dois países, impulsionando o turismo, negócios e o transporte de cargas.

Senador otimista

Em um balanço sobre o a reunião, o senador Marcos Rogério avalia que o estreitamento de laços entre nosso país e o vizinho, Peru, trará bons frutos. “Com a declaração assinada hoje, o Governo Brasileiro e o Peruano demostram o desejo de ampliar o comércio bilateral e as iniciativas de desenvolvimento sustentável na Amazônia, além de construir um corredor multimodal para integrar os dois países”, destacou o vice-líder do Governo.

Reunião da qual participaram os presidentes Jair Bolsonaro e Pedro Castillo em Porto Velho.

1 Comentário

  1. A reeleição de Bolsonaro se faz necessária para que o desenvolvimento continue acelerado e nossas esperanças de dias melhores se concretizem.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*