A invenção da roda

(Roberto Gutierrez) – Em 1971 eu escrevi uma redação sobre a invenção da RODA. O tema era livre. Eu morava em Ouro Preto/RO e estudava na escola Isolada Doutor Joaquim de Lima Avelino. Era uma choupana à margem da BR-364.

De repente me ocorreu que a roda não foi inventada, mas sim, descoberta – fruto da observação humana.  Contei no texto que um homem pré-histórico estava de cócoras, no mato, fazendo suas necessidades fisiológicas. Com expressão de prazer e lágrimas nos olhos, o homem da caverna percebeu que um ser rastejante empurrava um tolete de fezes que estava ao lado. Era um rola-bosta. Eis que no sentido figurado, teria surgido uma lâmpada acesa na cabeça do cidadão jurássico, ou seja, foi a primeira vez da expressão EURECA (Hehehe). A partir daí a roda surgiu e evoluiu.

Isto significa dizer que a roda surgiu na vida do ser humano por conta de uma cagada. Uma cagada mudou o rum da humanidade.

Fui motivo de piada na escola. Por algumas semanas me chamaram de rola-bosta e a ignorante professora sequer percebeu a profundidade da coisa. Pelo contrário, ajudou a me sacanear. Pelo menos me deixaram de chamar de Porco-Espinho, meu apelido na época. Hehehe.

A ideia não é tão louca assim: foi uma cagada, ou uma série delas por conta de uma dor de barriga desgraçada que Dom Pedro não só disse “diga ao Povo que eu Fico” como ainda declarou a Independência do Brasil! Aliás, as grandes ideias e decisões importantes nascem num bom papo de boteco e numa solidão fértil de uma cagada. Hehehe

Ah, você pode estar querendo saber como me ocorreu a ideia para a redação sobre a invenção da Roda. Uma semana antes à redação, a experiência aconteceu comigo quando estava no mato de cócoras. Eis, que apareceu um rola-bosta e… Hehehe. (Roberto Gutierrez)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*