Tempo ruim dificulta as buscas, afirma Comando maior da PM de Santa Catarina

Da redação/Roberto Gutierrez – “O mar neste momento está muito agitado e dificulta as buscas aos dois tripulantes do monomotor”. Esta informação é do Coronel Alexandre, do Estado Maior  da Polícia Militar de Santa Catarina, ao senador Valdir Raupp (PMDB-RO), que abriu linha direta do gabinete dele sobre as buscas ao empresário Robson Guimarães e ao piloto Marlon Neves, que desapareceram nesta segunda-feira com o monomotor que caiu três minutos depois que decolou do aeroporto de Florianópolis com destino a Ji-Paraná/ RO.

Segundo o senador, as informações mais recentes são de que as buscas se concentram numa área de profundidade de até 28 metros. Muitos destroços já foram encontrados boiando. O que dificulta as buscas é o mal tempo na região.

Como aconteceu o acidente?

O monomotor TBM 900, com prefixo PP-LIG, decolou às 5h20min do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, com destino a Ji-Paraná, em Rondônia. Três minutos depois, a aeronave perdeu a comunicação com a torre de controle e desapareceu dos radares.

Qual o trajeto percorrido pela aeronave e onde aconteceu o acidente? 

Durante os três minutos no ar, a aeronave percorreu um caminho de cerca de 10km em direção ao Sul de Florianópolis. Às 7h, os bombeiros do helicóptero Arcanjo localizaram manchas de combustível e destroços do monomotor a cerca de 800 metros da parte leste da Ilha do Campeche.

Quando começou a operação de resgate das vítimas?  

A operação conjunta do Grupo de Busca e Salvamento (GBS)dos Bombeiros, do helicóptero Arcanjo e da Marinha iniciou às 5h30, logo após o aviso da Aeronáutica. Os primeiros destroços foram encontrados por volta das 7h. As buscas seguiram, mesmo com dificuldades de visibilidade, até as 20h de segunda-feira, quando foram encerradas. Os trabalhos foram retomados nesta terça-feira.

Como estão sendo realizadas as buscas? 

Três mergulhadores do Grupo de Busca e Salvamento (GBS) e quatro bombeiros militares seguem nas buscas próximo a Ilha do Campeche, onde os destroços da aeronave foram avistados. A área de atuação dos bombeiros, que na segunda-feira estava restrita aos 50m² da mancha de óleo, foi estendida nesta terça-feira para corresponder ao percurso da praia da Armação até a praia da Joaquina. Os mergulhadores, no entanto, senguem concentrados no mesmo local.

Os bombeiros do Arcanjo fizeram buscas durante toda a segunda-feira. A partir desta manhã, eles estão destinados a ações pontuais, como sobrevoos ocasionais.

As fotos são exclusivas: feitas pela própria equipe de buscas.  Folha de Rondônia News.

resgate 005 resgate 004 resgate 003 resgate 001

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*