Defensoria faz audiência pública em Ji-Paraná e debate parâmetros de atendimento

mp

A primeira etapa da audiência ocorreu em Porto Velho, com a participação de representantes da comunidade

A segunda etapa da audiência pública para discutir os parâmetros para atendimento na Defensoria Pública  do Estado (DPE-RO)será  nesta sexta-feira, (28/11), às 9h30, na Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná. Estão convidados representantes da sociedade civil e autoridades que atuam no sistema de Justiça.

Na quarta-feira,19, foi realizada a primeira etapa da audiência  no auditório da Unir, em  Porto Velho. Defensores públicos, representante do Ministério Público, OAB, Defensoria Pública da União (DPU), Secretaria da Segurança e 20 integrantes de entidades da sociedade civil participaram das discussões, sob a coordenação do defensor público José Alberto de Paula Machado – membro do Conselho Superior da Defensoria Pública.

Os trabalhos iniciariam com a apresentação do defensor público José Alberto  que fez uma explanação sobre o conceito de assistência jurídica integral – extrajudicial, judicial, educação em direito e deveres e promoção da cidadania.

O coordenador apresentou ainda o modelo de atendimento proposto pela maioria das Defensorias Publicas que são: critério financeiro /pessoa física – renda familiar; critério para atendimento das pessoas jurídicas e obrigações/deveres do assistido.

A vice-reitora da Unir, Maria Cristina Victorino de França, acredita que se for observado apenas o critério de hipossuficiência individual outros indicadores que são fundamentais, serão excluídos. Ela questionou se existe um levantamento estatístico para traçar o perfil dos assistidos.

A iniciativa da Defensoria em  dar voz à sociedade tornando o processo democrático por meio de audiência pública  foi elogiada  pelo padre Jaime Luis, coordenador Arquidiocesano de Pastorais, que reúne 900 comunidades.

Para ele, o estabelecimento de critérios objetivos faz-se necessário, mas é fundamental que haja sensibilidade social para que os cidadãos pobres não sejam alijados nesse processo. Ele sugeriu que a discussão seja levada aos bairros para que as comunidades possam opinar sobre essa questão.

O vice-presidente da Central Única  dos Movimentos Populares e Sociais (Cumps), José Gomes de Lima, salientou a necessidade da Defensoria Pública prestar assistência jurídica as associações de bairros.

José Gomes afirmou que a maioria não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado. Na opinião do defensor público federal Tiago Mioto  ao invés da exigência da isenção do imposto de renda, o critério financeiro de três salários mínimos  seria mais interessante.

Autodeclaração
A autodeclaração foi questionada pelo secretário-adjunto da OAB, Valter Lemos. Para ele, é preciso exigir a comprovação documental da hipossuficiência.

O representante da OAB  declarou ainda que o salário mínimo não pode ser indexador, sob pena de reduzir o preceito constitucional que proíbe parâmetros.

O defensor público Fábio Roberto de Oliveira  destacou que a vulnerabilidade social deve incluir pessoas idosas, crianças, adolescentes, pessoa incapaz, comunidade indígenas ou minorias raciais, LGVT, enfim, a todas as pessoas.

O atendimento a pessoa jurídica foi um dos temas que mais causou polêmica.  A Defensoria deve prestar assistência judiciária  as empresas, mesmo que de pequeno porte, ou deve limitar-se apenas  às entidades/instituições sem fins lucrativos? As opiniões divergiram.

Publicado em Cotidiano | Deixar um comentário

Informativo da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná

 Sessão

A 36ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (25), foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Joziel Carlos de Brito (PMDB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram feitas indicações, aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Passos que Salvam

A vereadora Silvia Cristina (PDT) agradeceu a todos pela participação na terceira Caminhada Passos que Salvam, que aconteceu no último domingo (23), com a participação de aproximadamente 500 pessoas da Paróquia São José até o Teatro Dominguinhos. A Caminhada tem como finalidade despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, além de divulgar quais são os sinais e sintomas da doença que muitas vezes são confundidos com os de outras enfermidades. “Graças a Deus conseguimos atingir nosso objetivo e vender os três mil kits. Meu agradecimento, meu respeito e que estas pessoas solidárias continuem fazendo o bem para milhares de crianças”, salientou a vereadora, ressaltando que não é por acaso que Ji-Paraná é conhecido como o coração de Rondônia, pois realizou a maior caminhada do Estado.

 

Curso

A vereadora informou que conversou com o secretário municipal de Saúde, Renato Fuverki e pediu que encaminhe um pediatra nos dias 18 e 19 de março de 2015 para fazer um treinamento com médicos do Hospital Saint Jude em Barretos (SP) sobre diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil. “Com este treinamento será possível diagnosticar com maior precisão os principais sintomas do câncer em crianças e adolescentes”, informou a vereadora e coordenadora do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) em Ji-Paraná.

 

Correio Popular

Silvia Cristina (PDT) parabenizou o Jornal Correio Popular pela primeira edição colorida. “Todos os finais de semana o jornal circulará com edições coloridas. Parabéns pelo investimento e pela competente equipe”, afirmou.

 

Dia do Bem

A vereadora convidou todos para participar no próximo sábado (29) do Dia do Bem, a partir das 8 horas, no Gerivaldão em Ji-Paraná.  O evento, que é realizado pelo Grupo SGC, arrecada alimentos não perecíveis, que serão distribuídos a famílias e entidades carentes.

 

Doação de Sangue

O vereador Affonso Cândido (PSDC) lembrou na tribuna que hoje (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue e destacou a importância deste ato de solidariedade. “A doação de sangue é um ato de solidariedade e de cidadania, além de ser um procedimento rápido e seguro”, ressaltou o vereador.

Aniversário

Os 37 anos de Ji-Paraná foram citados por Edivaldo Gomes (PSB). Ele salientou que no município há pessoas que acreditaram em um sonho ao sair do Nordeste. “Muitas vezes não tinham comida para colocar na panela, mas é por isso que Ji-paraná cresceu. Pessoas com muita garra vieram para cá”. Ele também destacou o trabalho da Prefeitura, CDL e Acijip pela decoração natalina. Edivaldo registrou a dedicação da coordenadora do projeto, Lílian Pires. “Víamos ela praticamente 12 horas na rua vistoriando os trabalhos, mesmo sem receber nenhum salário. Fazendo isso unicamente pelo projeto”, falou.

 

Hospital Regional

Para a melhora da saúde de Ji-Paraná, Edilvado salientou que é inegável a preocupação da administração na saúde. De R$ 204 milhões são R$ 52 milhões para a saúde no orçamento para 2015. “Isso comprova o compromisso com a saúde, então temos que abraçar a causa de transformar o Hospital Municipal em Hospital Regional”, salientou. Este objetivo, segundo Gomes, respalda na justificativa que há pacientes vindos de todas as partes, mas a verba sai apenas de Ji-Paraná. “Quando estive com o governador pedi que o Hospital Municipal fosse transformado, caso contrário nem destinando 50% da verba anual vamos conseguir atender a demanda. Não podemos mais pagar uma conta que não é nossa”, salientou.

 

Obra

Sobre a avenida Mato Grosso, Edivaldo Gomes, lembrou que na região há quatro vereadores e que precisam se unir para recuperar a via. “O prefeito garantiu para mim que vai recapear a avenida ano que vem, mas quero unir forças para antecipar este cronograma. A população não elegeu quatro vereadores à toa. Sou eu, o vereador Edilson Vieira, Márcia Regina e Adilson do Sesp”, falou.

 

Recapeamento

Sobre o recapeamento na avenida Mato Grosso, o vereador Edilson Vieira (PMDB) destacou que também defende que a obra seja realizada de forma imediata. “Na T-4, por exemplo, entre a avenida Brasil e Maringá, não havia nenhum buraco e ela foi recapeada. Então vamos nos unir para assistir com carinho esta via no 1º Distrito que tem uma necessidade grande de ser recapeada, por ser elo de ligação com vários bairros”, frisou.

 

Horário de Visita

O vereador Edilson Vieira (PMDB) comentou na tribuna sobre o seu requerimento que foi aprovado solicitando visita no horário noturno no Hospital Municipal (HM) de Ji-Paraná. “Este novo horário de visita beneficiará os familiares que tem suas ocupações durante o dia, lembrando que é uma regional que recebe pessoas de vários municípios distantes que muitas vezes não alcançam o horário de visitas”, afirmou o vereador.

 

Vila de Rondônia     

Acompanhar a história de Ji-Paraná desde a época da Vila de Rondônia foi um privilégio, de acordo com o vereador Joaquim Teixeira (PMDB). Ele ressaltou que houve uma grande melhora em pouco tempo em Ji-Paraná e por isso que estes 37 anos de Ji-Paraná tiveram uma comemoração maior. Parte das festividades no último dia 22 aconteceu na praça da Bíblia, sob a autoria do pastor Marcelo, além de vários pastores, que fizeram uma carreata. Para Joaquim, foi muito bonito uma ação desta grandeza, com tantos pastores, para abençoar a cidade.

 

Assistência Religiosa

Uma lei foi feita dando livre acesso dos líderes religiosos ao Hospital Municipal. Joaquim Teixeira lembrou que o objetivo é dar apoio às pessoas que estão passando por uma situação difícil, mas que há pessoas que não entendem esta assistência. “Infelizmente não sei por que estes líderes estão enfrentando empecilhos. Se não melhorar vamos ter que buscar providências, pois se precisa ter respeito”, concluiu.

 

Praça da Bíblia

Joaquim Teixeira (PMDB) teve aprovado o requerimento pedindo a reforma e ampliação com dois banheiros na Praça da Bíblia. “É indispensável que se faça esta reforma e ampliação, pois proporcionará mais comodidade e dignidade para a realização de eventos”, comentou o vereador.

 

Saúde

Fruto da última viagem em Brasília, Anderson Exceller (PSD) salientou que teve parecer positivo ao ofício pedindo R$ 300 mil para o setor da Saúde de Ji-Paraná, junto ao deputado federal Moreira Mendes (PSD). Serão aparelhos de ar-condicionado, eletrocardiogramas e caminhonetes para dar suporte à Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

 

Projeto

Anderson Exceller (PSD) comentou na tribuna sobre o Projeto de Lei nº 3260/2014, de sua autoria, que foi aprovado nesta sessão em primeira discussão. “O projeto assegura matrícula para aluno “portador de deficiência locomotora permanente” na Escola Municipal mais próxima de sua residência”, informou o vereador.

 

PROJETOS APROVADOS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei n°3277/2014 (2446 de origem), que “Autoriza o poder Executivo Municipal a contratar com o Cartório de Registro de Imóveis de Ji-Paraná o Serviço de Registro de Título, e dá outras providências”.

 

 PROJETOS APROVADOS PARA PRIMEIRA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO
- Proposta de Emenda a LOM  nº.033/2013, que “Dispõe sobre alteração no art. 19, da Lei Orgânica Municipal”.
- Projeto de Lei nº 3260/2014, que Assegura matrícula para aluno “portador de deficiência locomotora permanente” na Escola Municipal mais próxima de sua residência, e dá outras providências. O projeto é de autoria do vereador Anderson Exceller (PSD).
- Projeto de Lei nº. 3263/2014, que “Dispõe sobre a denominação do Residencial Terra Nova II, como Bairro Terra Nova II, e dá outras providências”.
- Projeto de Resolução nº 204/2014, que “Altera a redação do art. 32 da Resolução nº. 116/2000 – Regimento Interno”.
Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Mega Sena 1655 e Quina 3646: sorteio em 22/11

Resultado da Mega Sena 1655 e Quina 3646: no último sorteio o prêmio principal da loteria Caixa Mega Sena acumulou. O valor do prêmio principal da loteria Mega Sena de hoje foi estimado em R$ 135.000.000,00. O valor estimado do prêmio principal da loteria Quina de hoje chegou a R$ 1.300.000,00. No último sorteio o prêmio principal da loteria Quina também acumulou. O sorteio dos concursos das Loterias Caixa Mega Sena 1655 e Quina 3646 acontece na noite deste sábado (22/11). Os resultados da Mega Sena e Quina são divulgados no programa Momento da Sorte – estúdio da emissora RedeTV em Osasco/SP, no Auditório da CAIXA ou no Caminhão da Sorte, que esta semana está estacionado na Rua Rio Branco, 80, Macatuba/SP.

Resultado da Mega Sena

07 24 28 46 53 56
Acertos Ganhadores Prêmio (R$)
Sena 0 R$ 0,00
Quina 0 R$ 0,00
Quadra 0 R$ 0,00

Você pode consultar outros resultados da Mega Sena aqui:
Resultado completo da Mega Sena

Resultado da Quina

Concurso 3646 de 22/11/2014

02 03 15 39 63

Rateio em processamento. Você pode consultar outros resultados da Quina aqui:
Resultado completo da Quina
A Quina permite aposta em 5, 6 ou 7 números, entre os 80 disponíveis. São 6 sorteios semanais: de segunda-feira a sábado, após às 20h. O apostador ganha se acertar 3, 4 ou 5 números. E pode deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com o mesmo jogo por 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos consecutivos (Teimosinha).O bilhete de aposta deve ser conferido em uma lotérica. Não existindo aposta premiada, em concurso regular, na 1ª, 2ª ou 3ª faixa(s), o(s) valor(es) acumula(m) para o concurso seguinte, na 1ª faixa de premiação.

A Mega Sena é a loteria que paga milhões para o acertador dos 6 números sorteados. Mas quem acerta 4 ou 5 números também ganha. Para realizar o sonho de ser o próximo milionário, você deve marcar de 6 a 15 números, entre os 60 disponíveis no volante. Você pode deixar que o sistema escolha os números para você (Surpresinha) e/ou concorrer com a mesma aposta por 2, 4 ou 8 concursos consecutivos (Teimosinha).

O Bolão CAIXA é a possibilidade que o apostador tem de realizar apostas e dividir com seus amigos ou familiares em várias cotas/frações, bastando preencher o campo próprio no volante ou solicitar diretamente ao atendente da lotérica. Tudo com muita segurança e garantia de recebimento do prêmio, no caso de aposta premiada.

Confira o bilhete impresso em uma casa lotérica. Ele é o único comprovante da sua aposta. Os prêmios prescrevem 90 dias após a data do sorteio. Após esse prazo, os valores são repassados ao tesouro nacional para aplicação no FIES – Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

Fonte: Loterias Caixa

Publicado em Brasil | Deixar um comentário

Rondônia passada a limpo

Entendo que qualquer político em Rondônia que tecer alguma crítica ou peça afastamento ou tente colocar mais lenha na fogueira estará sendo oportunista quando, no fundo ri por dentro dos escândalos na administração alheia porque quer tirar alguma vantagem. Pessoas bem informadas sabem que não existe campanha sem financiamento de empresário que, por sua vez, tem algum interesse do bem-intencionado investimento que poderá virar obra mais tarde. É o sistema que leva a isso. Muito antes de Aluízio Ferreira essa prática se concretiza. É imoral, mas é o sistema. Esse dinheiro alimenta a indústria da eleição que envolve todos os setores, inclusive, da informação e contrainformação. A Petrobras, por exemplo, sempre teve em maior ou menor escala denúncias que apontavam desvios. De repente vi o Fernando Henrique se dizendo envergonhado do que estava acontecendo. Só falta ele dizer que, na era Sarney não teve esse tipo de coisa, ou na era Itamar, da qual ele foi ministro.

O problema estará sempre quando houver gente nos quadros do sistema que foram indicados por partidos e por empresários fornecedores, empreiteiras. Esses estarão quase sempre a serviço da compensação de investimento antecipado. Imaginem então como fica o chefe de Estado? – refém do próprio sistema que ele tem que combater. Não é tarefa fácil. Não mesmo.

Que bom seria que as pessoas que fossem para as ruas se manifestassem politicamente contra e ou a favor do Governo, tivessem em mente que governos sob pressão tendem a ser mais claros e focados no interesse da coletividade.
Se surgir um movimento em Rondônia igual ao que pede o impeachment, da Dilma, contra o governo atual é tão grotesco como os extremistas sem causa que pendem a volta da ditadura, aliás, nos dois casos a essência golpista é a mesma.
O sistema precisa ser passado a limpo, mas é com reforma política, financiamento público de campanha, transparência nas ações, caso contrário, estaremos patinando nas fezes, pois o saneamento eleitoral é algo que depende de um novo modelo, apesar dos personagens. O sistema é assim: Guerra, Política e religião têm teor de comércio e nós somos coadjuvantes desse embrião.(Roberto Gutierrez)

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Mega Sena 1654 e Quina 3643: sorteio 19/11 acumulado em R$ 120 milhões

Resultado da Mega Sena 1654 e Quina 3643: no último sorteio o prêmio principal da loteria Mega Sena acumulou. O valor do prêmio principal da loteria Mega Sena de hoje foi estimado em R$ 80.000.000,00. O valor estimado do prêmio principal da loteria Caixa Quina de hoje chegou a R$ 1.200.000,00. No último sorteio o prêmio principal da loteria Quina também acumulou. O sorteio dos concursos das Loterias Caixa Mega Sena 1654 e Quina 3643 acontece na noite desta quarta-feira (19/11). Os resultados da Mega Sena e Quina são divulgados no programa Momento da Sorte – estúdio da emissora RedeTV em Osasco/SP, no Auditório da CAIXA ou no Caminhão da Sorte, que esta semana está estacionado na Rua Rio Branco, 80, Macatuba/SP.

Resultado da Mega Sena

07 16 33 42 50 58
Acertos Ganhadores Prêmio (R$)
Sena 0 R$ 0,00
Quina 249 R$ 34.739,50
Quadra 19.592 R$ 630,73

Você pode consultar outros resultados da Mega Sena aqui:
Resultado completo da Mega Sena

Resultado da Quina

Concurso 3643 de 19/11/2014

21 33 53 64 80
Acertos Ganhadores Prêmio (R$)
Quina 0 R$ 0,00
Quadra 45 R$ 11.241,28
Terno 3.884 R$ 186,05

 

Publicado em Brasil | Deixar um comentário

Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná 35ª Sessão Ordinária

Sessão

A 35ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (18), foi presidida pelo vice-presidente da Câmara Joziel Carlos de Brito (PMDB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram feitas indicações, aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

Projetos de Leis

Os vereadores aprovaram os Projetos de Leis nº. 3271/2014 (2441 de origem), que Autoriza a concessão do incentivo “Calcário para o campo” no âmbito do Município de Ji-Paraná; e nº. 3272/2014 (2442 de origem), que Concede isenção de impostos e taxas municipais a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná – COOCAMARJI.

Título Honorífico

O vereador Adilson do Sesp (PTB) teve aprovado o requerimento solicitando a concessão Título Honorífico de Cidadão Honorário Jiparanaense ao médico João Durval Ramalho Trigueiro Mendes pelos 30 anos de trabalhos prestados à população.

Cascalhamento

Atendendo as reivindicações da população, o vereador C. Gomes (PSDB) indicou cascalhamento na rua Alzira Barros de Oliveira no bairro Jardim São Cristóvão.

Sem Água

A vereadora Silvia Cristina (PDT) lamentou a falta de água no bairro São Cristóvão, resultado do rompimento de um cano da Caerd. Ela declarou que o presidente da Agergi garantiu que vão arrumar o ponto de vazão localizado na rua São Francisco no bairro Jardim dos Pioneiros. “Uma pena usar a tribuna para pedir urgência no restabelecimento de um direito obrigatório à população”, salientou.

Passos que Salvam

A vereadora convidou a todos para participar no próximo domingo (23) da Caminhada Passos Que Salvam em prol das ações de combate ao câncer juvenil. “Estamos levando um trabalho muito sério aos que precisam”. O kit custa R$ 25 e está sendo vendido no gabinete da vereadora. “Vamos sair às 8 horas da manhã da Paróquia São José em direção ao Teatro Dominguinhos. Vai haver brincadeiras e doces e pipoca para as crianças”, completou Silvia Cristina (PDT).

Reajuste salarial

A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado o requerimento solicitando o reajuste de salário base para todos os funcionários municipais, que cujo valor não atinge o salário mínimo vigente.

Vistorias

Ontem, os vereadores Silvia Cristina (PDT), Edivaldo Gomes (PSB) e Joziel Carlos de Brito (PMDB) vistoriaram várias obras em Ji-Paraná, junto com o deputado federal Marcos Rogério (PDT). As visitas foram feitas na obra da Menezes Filho e na quadra do bairro Presidencial III, solicitação esta do vereador Joziel. “Esta obra vai tirar muitas crianças da ociosidade”, salientou Silvia. Na área rural, os bueiros também estão sendo feitos, a pedido de Joziel. “Nossos anseios como vereadores são grandes. Gostaríamos de fazer muito mais. Somos fiscalizadores e que bom que temos bons parceiros, como o prefeito Jesualdo Pires e o deputado Marcos Rogério”, completou Silvia. “Marcos Rogério começa a cumprir os compromissos com a cidade, e principalmente com os vereadores que acreditaram no seu trabalho e empenharam apoio a sua campanha”, ressaltou Edivaldo Gomes.

Recursos

Em Brasília na última semana, o vereador Edilvado Gomes (PSB), no gabinete do deputado federal Carlos Magno, protocolou pedido no valor de R$ 200 mil para aquisição de um veículo. Com Marcos Rogério foi protocolado pedido de emenda para pavimentação e drenagens de pontos urgentes. “Temos um projeto de macrodrenagem, mas até esta verba chegar temos pontos que não podem esperar. Para pavimentação e drenagem também protocolamos pedido no gabinete do senador Acir Gurgacz”, ressaltou.

 Alagamento

O erro de drenagem na obra da BR 364 foi novamente salientado pelo vereador Edivaldo Gomes (PSB). Nesta semana ele recebeu uma nova correspondência sobre o caso. O procurador Federal Henrique Felber encaminhou que o Dnit respondeu ao Ministério Público Federal. Conforme o documento, o processo licitatório está em andamento para corrigir os erros apontados em relação aos bueiros de escoamento das águas pluviais e que o Dnit salientou que não vai começar a obra definitiva agora por causa do inverno amazônico. Segundo Edivaldo uma ação pode ser movida contra o Dnit pelo MPF, pois tiveram o ano inteiro para solucionar este problema.

Ações

O vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) assinalou várias ações do deputado federal Marcos Rogério, deputado federal Moreira Mendes, deputado federal Carlos Magno, senador Acir Gurgacz, do governador Confúcio Moura, do prefeito Jesualdo Pires, da deputada federal Marinha Raupp, dos senadores Valdir Raupp e Ivo Cassol em prol de Ji-Paraná.

Alinhamento Político

“Todas estas obras foram uma conquista. Um alinhamento político da bancada federal com o estado e com o prefeito Jesualdo Pires. Tenho orgulho de morar em Ji-Paraná. A cidade tem problemas, mas o prefeito tem trabalhado, tem feito o possível e impossível por Ji-Paraná junto com políticos que trabalham pelo desenvolvimento do município e estado”, ressaltou Joziel Carlos de Brito (PMDB).

Saúde e Aniversário

“Estou hoje vestida de azul em homenagem ao Novembro Azul, então meninos cuidado. Tenham compromisso com a vida”, assim a vereadora Márcia Regina (PT) começou a discursar na Sessão Ordinária, e além do lembrete ao mês da saúde ao homem, ressaltou sobre a igualdade e compromisso social que precisam prevalecer na história de Ji-Paraná, que vai comemorar 37 anos. “Que bom que temos a frente da nossa cidade um administrador que cuida do que temos. Parabéns Jesualdo e a todos os pioneiros que desbravaram e transformaram nosso município no que é hoje”, ressaltou.

 

Bosque dos Ipês

No último dia 12, foi promovida pela Câmara de Vereadores em parceria com a Semas uma reunião para propor ações integradas de atuação no Bosque dos Ipês. “Obrigada Silvia Cristina por também estar na reunião, junto com a promotoria de Justiça, Secretaria de Assistência Social e professores e gestores da Educação. Inúmeras situações visam dar melhor qualidade nos Bosques dos Ipês, como esgotamento sanitário e posto de saúde”, salientou.

Patrolamento

A vereadora Márcia Regina (PT) indicou patrolamento e cascalhamento na rua Imburana, entre as ruas Marília e Maracatiara, no bairro Valparaíso; na rua Capixaba, entre avenida Riozinho no bairro Urupá; e Patrolamento da rua Cacau, entre ruas Capixaba e Dos Paranaenses no bairro Urupá.

Agradecimentos

O vereador Lorenil Gomes (PSC) parabenizou a primeira dama Lílian Pires pelo trabalho na decoração natalina em Ji-Paraná. O agradecimento também se estendeu ao deputado estadual Hermínio Coelho, que esteve em Ji-Paraná para a inauguração da Escola do Legislativo, que foi oficialmente aberta na última sexta-feira e já está com o primeiro curso em andamento.

 

Sessão Itinerante

Lorenil Gomes (PSC) também agradeceu a todos os deputados da Assembleia Legislativa, que estarão na próxima quinta-feira (20) na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná para a Sessão Itinerante da Assembleia, que será às 15 horas. “Estamos trazendo os deputados para que a população possa ter voz direta com o legislativo estadual”, disse o vereador, que convida todos para participar da Sessão.

Semáforos

O funcionamento da sinalização foi cobrado pelo vereador Lorenil Gomes. Ele pediu resposta a EMTU para saber quando vão entrar em operação.

 

Iluminação Pública

O vereador Anderson Exceller (PSD) teve aprovado o requerimento pedindo a instalação de iluminação pública na avenida Transcontinental em toda sua extensão no perímetro urbano, visando oferecer segurança aos condutores. Anderson Exceller (PSD) indicou Recuperação da malha asfáltica da rua Oscarina Marques no bairro Urupá; Instalação de iluminação pública na academia ao ar livre do residencial Copas Verdes; e Recuperação da malha asfáltica da rua 31 de março, esquina com rua João Batista Rios, no bairro Jardim dos Migrantes.

Requerimento e Indicações

O vereador Lincoln Astrê (PP) teve aprovado o requerimento pedindo que seja enviado a Casa de Leis para apreciação Projeto de Lei revogando Projeto de Lei n° 2993/2013 (2230 de origem), de 03/06/13 e Lei Municipal 2473 de 19 de junho de 2013. Lincoln Astrê (PP) indicou recuperação e manutenção da ponte da avenida Triângulo Mineiro (T-08), entre as ruas Cruzeiro do Sul e Plácido de Castro no bairro São Pedro; Recapeamento asfáltico da rua Divino Taquari (T-11), entre avenida Brasil e rua Manoel Franco, no bairro Nova Brasília; entre outras.

Melhorias

Visando beneficiar a comunidade, o presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) indicou Recuperação asfáltica da rua das Mangueiras, entre as ruas Jamil Pontes e Monte Castelo no bairro Jardim dos Migrantes; Recuperação da malha asfáltica na ponte do rio Machado; e Recuperação da rua das Pedras, próximo a Igreja Cristã do Brasil no bairro Presidencial.

 Limpeza

O vereador Affonso Cândido (PSDC) indicou limpeza da área localizada na rua Eduardo B. Silva, entre as ruas das Neves e Jerusalém, no bairro União II. “O local é utilizado para lazer dos moradores dos bairros Parque dos Pioneiros e União II e se encontra tomado pelo mato”, disse o vereador.

 

Licitação

Moradores do bairro Novo Uupá estiveram hoje (18) na Câmara de Vereadores. Joaquim Teixeira (PMDB) salientou que é mais um grupo insatisfeito no município com empresas que venceram licitações e não concluem. “Elas não tem condições de fazer a obra, mas conseguem concorrer, pois passam nos critérios da lei federal”, disse. Joaquim lembrou que muito está sendo feito pelo prefeito. “É um excelente trabalho desenvolvido no município, então precisamos do apoio federal para impedir estas empresas de pasta de concorrer. Tenho orgulho de estar em Ji-Paraná, junto com esta administração e temos que resolver estas questões para nos projetarmos sempre para frente”, salientou.

Benefícios

O vereador Joaquim Teixeira (PMDB) comentou na tribuna sobre a aprovação dos seus requerimentos pedindo a Construção de uma Quadra de Esportes coberta na Escola Pérola Linha 98; Reforma e ampliação do Feirão do Produtor; Recuperação da Ponte na Linha 90 sobre o rio Molim. O vereador indicou aterro na rua Caucheiro (T-15), esquina com rua Belém (K-01), no Bairro Val Paraíso; Pavimentação na rua Belém, entre avenida das Seringueiras (T-14) e rua Ipê (T-17) no bairro Val Paraíso; Limpeza na Praça do Jardim dos Migrantes; Pavimentação na rua Santa Clara, entre avenida das Seringueiras (T-14) e rua Barão do Rio Branco (T-16) no bairro Cafezinho; entre outras.

 

PROJETOS APROVADOS PARA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei nº. 3271/2014 (2441 de origem), que “Autoriza a concessão do incentivo “Calcário para o campo” no âmbito do Município de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

 

– Projeto de Lei nº. 3272/2014 (2442 de origem), que “Concede isenção de impostos e taxas municipais a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná – COOCAMARJI, e dá outras providências”.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Governador vistoria obras da habitação e anuncia inscrições em Ji-Paraná

Governador Confúcio Moura confere a edificação do empreendimento habitacional

Na manhã desta sexta-feira (14) o governador Confúcio Moura, acompanhado do prefeito Jesualdo Pires e do secretário de estado da Assistência Social, Márcio Felix, esteve em Ji-Paraná, realizando uma vistoria no Residencial Morar Melhor II com 1.456 apartamentos destinados às famílias de baixa renda.

Na ocasião o governador reuniu com o prefeito e vereadores do município para alinhar junto ao secretário da Seas, pasta que coordena e executa a política de habitação no estado, o procedimento para as inscrições das famílias que concorrerão às moradias. ” O Residencial Morar Melhor II já está com a obra bem avançada, o que nos permite realizar as inscrições já no mês de janeiro de 2015″, anunciou Confúcio Moura.

O governador explicou ainda que este é apenas um dos três novos empreendimentos habitacionais que estão em construção no município.” Ji-Paraná é a segunda cidade com o maior número de habitações de interesse social em construção, ficando atrás apenas da capital, Porto Velho. A parceria entre os governos federal, estadual e prefeitura, está viabilizando a construção de 2.856 moradias populares, com toda infraestrutura de asfalto, estação de tratamento de água, rede de esgoto, além dos aparelhos públicos como creches e escolas”, ressaltou.

O prefeito Jesualdo Pires, disse estar muito satisfeito com os investimentos que o estado vem fazendo no município. ” A parceria com o governo do estado é muito importante e vem trazendo muitos benefícios para infraestrutura da cidade e principalmente para a população”, frisou.

IMG_8876De acordo com o secretário da Seas, Márcio Felix, as inscrições que serão realizadas em janeiro servirão para os três empreendimentos habitacionais, são eles o Residencial Morar Melhor II, com 1.456 apartamentos, Residencial Rondon com 600 casas e o Residencial Capelasso com 800 casas. “Alinhamos junto a prefeitura de realizar uma etapa apenas de inscrição para os três residenciais, evitando assim o desgaste da população que poderá realizar uma única inscrição para concorrer as moradias”, explicou.

Acompanhou ainda o governador durante a visita ao residencial, a deputada federal Marinha Raupp, o deputado estadual Edvaldo Soares e o secretário executivo de governo da região de Ji-Paraná, Romildo Pereira.

Habitação para quem mais precisa

Em Rondônia o Governo do Estado, por meio do Programa de Habitação Morada Nova, executada pela Seas ampliou o alcance do Minha Casa Minha Vida e em todo o estado 20 mil moradias estão sendo construídas para as famílias de baixa renda, resgatando uma dívida histórica de mais de vinte anos em que o estado não investia em habitação de interesse social.

As moradias são destinadas às famílias que atenderem os critérios de  menor renda per capta, que estejam em situação de vulnerabilidade ou risco social e com maior número de filhos menores de 14 anos.  Os programas habitacionais destinados ás famílias de baixa renda, garante ainda a cota de 3% das moradias para pessoas com deficiência e mais 3% para idosos.

Residencial Morar Melhor II

Morar Melhor IIO Residencial está localizado no primeiro distrito de Ji-Paraná em uma área de 97 mil m² e conta com  91 prédios de quatro andares, cada um contendo 16 apartamentos de 40 m², com sala, cozinha, dois quartos, banheiro e área de serviço.

De acordo com o engenheiro responsável, Pedro Silva, a obra já está em 70% executada e o cronograma para conclusão e entrega é em agosto de 2015. 


Fonte
Texto: Luana Lopes
Fotos: Luana Lopes
Decom – Governo de Rondônia

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Confúcio quer que secretariado entregue seus cargos

O governador Confúcio Moura disse nesta sexta-feira, 14, em Ji-Paraná que o secretariado está orientado a entregar os cargos no final desta gestão. “Iniciaremos um novo mandato e precisamos reavaliar quem vai ocupar cada cargo”, disse o governador, que espera que os seus auxiliares cumpram o protocolo de colocar o cargo a disposição até dezembro próximo.

Os cargos comissionados são de livre nomeação do governador. No início desta gestão vários líderes políticos partidários da coligação que elegeu Confúcio Moura fizeram suas respectivas indicações. Confúcio Moura acatou sugestões e nomeou algumas destas indicações.

Para este segundo mandato o governador pretende promover mudanças no secretariado, segundo ele mesmo afirmou em Ji-Paraná. “Já orientamos toda a equipe para colocar o cargo à disposição no final do mandato cumprindo o protocolo”, frisou o governador, garantindo que programas e obras em andamento não sofrerão prejuízos independentemente da troca ou não do secretário.

Agradecimentos

Nesta primeira visita oficial a Ji-Paraná o governador Confúcio Moura concedeu entrevistas em emissoras de rádio e televisões, foi recepcionado pelo prefeito Jesualdo Pires e vereadores e visitou as obras da construção de 1456 apartamentos de interesse social.

Nas entrevistas ele fez agradecimentos aos votos recebidos e reafirmou que cumprirá os compromissos assumidos na campanha com a cidade e região. A primeira entrevista foi para rádio Alvorada AM e se deu por telefone logo na chegada, no aeroporto.

Além dos agradecimentos direcionados especialmente a população, o governador fez questão de destacar o apoio político recebido neste processo eleitoral. “Recebemos o apoio durante a campanha eleitoral e agora precisamos destes mesmos apoios para ajudar a governar Rondônia”, disse ele, citando nomes expressivos de parlamentares estaduais e federais que caminharam juntos neste processo eleitoral.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Operação Érebo ataca na prefeitura do Vale do Paraíso

O Ministério Público do Estado de Rondônia e a Polícia Civil de Ouro Preto do Oeste deflagraram na manhã desta quarta-feira, dia 12 de novembro, a “Operação Érebo” (criador das Trevas na Mitologia Grega), cujo objetivo é reprimir crimes de peculato (desvio de verbas públicas), fraudes à licitação e outros delitos contra a Administração Pública, supostamente praticados pelo Controlador Interno do município de Vale do Paraíso, Carlos Bezerra Júnior, popularmente conhecido pela alcunha de “Júnior”, o qual é suspeito de ter favorecido empresas em algumas licitações ocorridas no ano de 2014 naquele município.

Carlos Bezerra Júnior foi preso na manhã de hoje, em sua residência, onde foram apreendidos vários documentos e arquivos digitais que serão juntados à investigação criminal. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal e na Controladoria interna do município do Vale do Paraíso, onde foram apreendidos cópias de processos licitatórios suspeitos, documentos diversos, computadores e mídias que subsidiarão as investigações.
As investigações apontam que Júnior estaria se utilizando do cargo para favorecer licitantes, direcionar licitações e falsificar documentos com o intuito de efetivar pagamentos indevidos em prejuízo do Erário, auferindo, em decorrência destes atos vantagens indevidas.

Foram ainda cumpridos mandados de busca e apreensão na Secretaria Municipal e na Controladoria interna do município do Vale do Paraíso, onde foram apreendidos cópias de processos licitatórios suspeitos, documentos diversos, computadores e mídias que subsidiarão as investigações.

Também foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de José Mario de Lima e no estabelecimento comercial da Sociedade Empresarial na qual este é sócio-gerente, a JM Lima e Construções Ltda, os quais são suspeitos de favorecimento em licitações objeto das investigações.

A operação foi coordenada pelos Promotores de Justiça da comarca de Ouro Preto do Oeste, Alba da Silva Lima e Evandro de Araújo Oliveira e pelos delegados de Polícia Civil, Ícaro Alex Soares Bezerra, Júlio César de Souza Ferreira, Silvio Hiroshi Yamaguchi e Roberto dos Santos e contou, no total com 23 servidores dos dois órgãos envolvidos nas apurações.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Esporte, segurança, Educação – temas em destaques hoje na pauta do governo do Estado

 Handebol da Marcelo Cândia vence Amapá

Com garra, os garotos do handebol da Escola Marcelo Cândia, de Porto Velho, venceram o Amapá por 20 a 12, no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica Ronaldo Marinho, durante o Jogos Escolares da Juventude, realizado em João Pessoa (PB)…

 Castelo Branco goleia equipe do Amapá

Apesar do início difícil da partida, a equipe do Castelo Branco aplicou uma sonora goleada na equipe amapaense e a classificação para a próxima fase é recebida com alegria por parte da comissão técnica…

 Alunos aprovam nova estrutura da Murilo Braga

A instituição de ensino é Reconhecida nacionalmente e mundialmente por desenvolver projeto com cunho ambiental e intelectual. A escola ainda é considerada uma das maiores obras da educação no governo de Confúcio Moura..

 Governo capacita organizações do terceiro setor da região central do estado

A iniciativa do Governo do Estado em parceria com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) tem por finalidade capacitar o maior número de entidades credenciadas no Sispar (Sistema Integrado de Parcerias e Descentralização da Execução das Políticas Públicas e Serviços Públicos não Exclusivos do Estado) para que..

 Rondônia busca hoje classificação para fase semifinal

Oito equipes de Rondônia entram nesta quinta-feira, 13, em quadra na luta por uma vaga da fase semifinal do Jogos Escolares da Juventude, que está sendo promovido e organizado pelo Comitê Olimpico do Brasil…

 Diretores de estabelecimentos prisionais dialogam sobre o convênio com o Senar

Aconteceu na tarde dessa terça-feira (11), na Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a reunião com os diretores das unidades prisionais. A pauta foi sobre o convênio que foi firmado com o Serviço nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RO)…

 Futsal ganha; vôlei e handebol feminino perdem

O time de futsal da Escola Castelo Branco penou para derrotar o CEBHRB (AC) em uma partida que teve o empate de 5 x 5 no jogo normal e na disputa por pênaltis. Agora, Castelo Branco parte em busca da classificação em uma partida nesta quinta-feira…

 Escola Maria Arlete Toledo ganha de equipe do MT

A equipe masculina de vôlei da Escola Maria Arlete Toledo, de Vilhena, derrotou o time da EEJBR, de Mato Grosso, por 2 a 0. A partida foi realizada na quadra do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) durante os Jogos Escolares da Juventude 2014…

 Dom Bosco vence time de Sergipe nos Jogos Escolares

As meninas do basquete do Colégio Dom Bosco, de Porto Velho, ganharam de ‘lavada’ do time do IDFG, de Sergipe, por 67 a 20 – placar mais elástico na atual fase das disputas dos Jogos Escolares da Juventude 2014…

 Major Guapindaia goleia HG do Pará

Time feminino de futsal formado pelas alunas da Escola Major Guapindaia fez bonito nos Jogos Escolares da Juventude de 2014, goleando por 7 a 3 as meninas do time do Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba…

 Escola Barão do Solimões ganha do Colégio Master Bessa

O time masculino da Escola Estadual Barão de Solimões, de Porto Velho, venceu o Colégio Master Bessa, de João Pessoa (PB), por 58 a 50, nos Jogos Escolares da Juventude 2014…

  Saúde e educação serão pilares para a próxima gestão

Reeleito com 419.928 votos, correspondente a uma porcentagem de 53,43% de aprovação popular, o Governador Confúcio Moura afirmou na manhã desta quarta-feira (12), durante entrevista concedida a TV Allamanda e TV Meridional que diante a confiança depositada dobrou a sua responsabilidade…

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Mega Sena 1652 e Quina 3638: sorteio em 12/11

Publicado em: 12/11/2014

Resultado da Mega Sena 1652 e Quina 3638: no último sorteio o prêmio principal da loteria Mega Sena acumulou. O valor do prêmio principal da loteria Mega Sena de hoje foi estimado em R$ 55.000.000,00. O valor estimado do prêmio principal da loteria Caixa Quina de hoje chegou a R$ 2.800.000,00. No último sorteio o prêmio principal da loteria Caixa Quina também acumulou. O sorteio dos concursos das Loterias Caixa Mega Sena 1652 e Quina 3638 acontece na noite desta quarta-feira (12/11). Os resultados da Mega Sena e Quina são divulgados no programa Momento da Sorte – estúdio da emissora RedeTV em Osasco/SP, no Auditório da CAIXA ou no Caminhão da Sorte, que esta semana está estacionado na Av. Rubens Cesar Caselani, bairro São José, Realeza/PR.

Resultado da Mega Sena

07 24 26 28 44 57
Acertos Ganhadores Prêmio (R$)
Sena 0 R$ 0,00
Quina 391 R$ 14.612,95
Quadra 22.215 R$ 367,42

Você pode consultar outros resultados da Mega Sena aqui:
Resultado completo da Mega Sena

Resultado da Quina

Concurso 3638 de 12/11/2014

19 38 44 46 70
Acertos Ganhadores Prêmio (R$)
Quina 0 R$ 0,00
Quadra 107 R$ 5.990,40
Terno 7.748 R$ 118,18
Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Informe da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná – 34ª Sessão Ordinária

Sessão

A 34ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (11), foi presidida pelo presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram feitas indicações, aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Rotatória

O presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) e a vereador Márcia Regina (PT) tiveram aprovado o requerimento solicitando que seja instalada rotatória no cruzamento da rua 6 de Maio com a avenida Ji-Paraná, visando à redução de sinistros ocorridos em tal intersecção, propiciando mais segurança no tráfego urbano do município.

 

Decoração Natalina

Márcia Regina (PT) parabenizou a administração municipal pela realização do Projeto Decoração de Natal, que premiou as escolas da rede municipal de ensino de Ji-Paraná que arrecadaram maiores quantidades de garrafas PET, reutilizadas na fabricação de enfeites  para o Natal em Luz 2014. Ao todo participaram alunos de 14 escolas do ensino infantil e fundamental, que recolheram cerca de 150 mil garrafas. Os primeiros lugares foram premiados com três tablets e os restantes com um tablet por escola. A vereadora parabenizou a primeira dama Lílian Pires pela iniciativa e o empenho dos estudantes nesta ação.

 

Comunidades

Segundo a vereadora, diversas comunidades tem pedido ornamento natalino à primeira dama. “Conversei com a Lílian Pires e ela me disse que neste ano não será possível atender estas comunidades, mas no próximo ano as comunidades interessadas poderão mandar quatro pessoas para aprender a fazer os enfeites e levar as decorações às suas comunidades”, comentou Márcia Regina (PT).

 

Ações na Agricultura

Márcia Regina (PT), também, listou várias ações da Prefeitura na agricultura. Entre elas a criação do Programa Patrulha Agrícola Rural com Atividade de Porteira Adentro, projeto de reforma do feirão do produtor, capacitação de produtores rurais por meio do Pronatec, aquisição de kit de equipamento para agroindústria de abate de aves, convênio de R$ 54 mil com o Sindicato de Trabalhadores Rurais, fortalecimento do setor com mais de 250 horas máquinas de serviço realizado e o programa Calcário para o campo com mais de 15 produtores atendidos. “São muitos os trabalhos realizados pelo Poder Executivo pela pessoa do prefeito Jesualdo Pires”, disse.

 

Verba à Saúde

O trabalho do senador da República Acir Gurgacz (PDT) foi levantado na tribuna pelo vereador Joaquim Teixeira (PMDB), que parabenizou as ações no município de Ji-Paraná. “No último dia 28 de outubro ele encaminhou ofício comprovantes de verbas destinadas para Ji-Paraná. Foi quase R$ 1 milhão para a saúde”, disse. O vereador também elogiou o trabalho da primeira dama Lílian Pires a frente do projeto Natal e Luz.

 

União

A aliança entre o Governo do Estado, Senado e Câmara Federal será longa, conforme presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB). A afirmativa, segundo o edil, é fortalecida a cada conversa com o prefeito Jesualdo Pires, senador Acir Gurgacz, governador Confúcio Moura e deputado Marcos Rogério. “O prefeito está com uma linha forte de contado com todos os poderes. Não há legislatura forte se não houver esta união”, disse o vereador.

Reconhecimento

“Nunca vi uma primeira dama se preocupar tanto com uma cidade quanto a dona Lílian. Estou aqui há 22 anos e nunca tinha visto um trabalho como este. Tanto na decoração natalina quanto no lazer e embelezamento do município com os pneus nas praças”, disse o vereador Jessé Bitencourt (PDT). Ele também ressaltou sobre a entrega do ofício no gabinete do senador Acir Gurgacz, comunicando R$ 999 mil para o Hospital Municipal e ressaltou sobre o pedido que membros do PDT fizeram no gabinete do senador para a ampliação da cozinha, que foi empenhado no valor de R$ 399 mil.

Parque dos Pioneiros

O vereador Affonso Cândido (PSDC) indicou a recuperação da rua Canaã no bairro Parque dos Pioneiros, com o objetivo de facilitar a passagem dos veículos.

GAPC

Na segunda-feira (10), o Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC) completou oito anos de atividades. A vereadora Silvia Cristina (PDT) salientou que já atenderam mais de 800 pessoas, que o número de portadores é crescente e que entre as conquistas está o Centro de Prevenção e Diagnóstico em Ji-Paraná. Outra vitória é o Hospital da Amazônia, que será construído em Porto Velho, onde há 310 pacientes de Ji-Paraná em tratamento na Unidade do Hospital de Câncer de Barretos (HCB) no município.

Solidariedade

“É motivo de alegria saber que temos o compromisso com vidas. Precisamos ser solidários e ser voluntários para fazer o bem às pessoas que precisam de tratamento”, falou. Outra conquista salientada pela vereadora é o atendimento preventivo realizado pela Carreta Oncológica. “Tenho orgulho de ser voluntária do grupo de apoio, bem visto por todo o estado, pois nele trabalham pessoas que primam por fazer a diferença para quem necessita”, completou Silvia Cristina (PDT), que lamentou o falecimento do cantor Cesar Lima.

Licitação

A ornamentação natalina em Ji-Paraná foi destacada no discurso do vereador C. Gomes (PSDB), que parabenizou a coordenadora do projeto Lílian Pires. C. Gomes também falou sobre obras no bairro Jardim dos Migrantes e Presidencial. “Peço desculpas há moradores desta região, principalmente da rua Jamil Pontes e São Manoel. É uma luta de mais de 14 anos para a pavimentação no local. Há empresas no local que ganharam licitação começaram a obra e depois interromperam. E nós estamos lutando. É inaceitável uma empresa ganhar e não fazer. Em Porto Velho há 201 obras paradas. Faltam leis para punir estas empresas”, disse C. Gomes.

Visita

Na última semana o vereador Anderson Exceller (PSD) esteve em Brasília. Ele destacou que encontrou o vereador Joziel de Brito (PMDB) e Affonso Cândido (PSDC). No gabinete do senador Ivo Cassol protocolou uma Unidade de Pronto Atendimento para o bairro São Francisco. Com o senador Acir Gurgacz protocolou uma UTI Neonatal e uma unidade de Pronto Atendimento para o bairro Jardim dos Migrantes. “Agradeço ao senador Acir pela imensa receptividade”, falou.

Conquistas

Também esteve com o senador Valdir Raupp e protocolou galerias pluviais na rua T-23, no bairro Boa Esperança. Com o deputado Marcos Rogério pediu um aparelho de ecocardiograma. “Para o deputado Marcos a saúde é fundamental”, falou. Com o deputado federal Moreira Mendes, “meu pai no meio político, pedi urgência para as passarelas ao longo da BR e isso demonstra que luto pelo município”, disse Anderson Exceller (PSD).

Obras

Na rua T-6 foi feito um acordo com a Secretaria Municipal de Obras para um trabalho de 150 metros de tubos, segundo o vereador Lorenil Gomes (PSC). O vereador também falou sobre ideias de moradores, que solicitam apoio de meios de transporte público para o bairro Riachuelo. “Eles precisam de circulares por lá. Peço que a EMTU veja isso com carinho”. A primeira dama Lílian também foi tema do discurso do vereador Lorenil, sobre a ornamentação natalina.

Ponto de Apoio

O vereador Lorenil Gomes (PSC) teve aprovado o requerimento pedindo a construção de Ponto de Apoio para parada dos ônibus de transporte intermunicipal para atendimento à comunidade do segundo distrito de Ji-Paraná. Lorenil Gomes (PSC) indicou a Manutenção e recuperação de travessão das ruas e demais estradas vicinais no distrito de Nova Londrina; Recuperação da malha asfáltica através da operação “tapa buracos” na avenida 31 de Março, altura da escola estadual Gonçalves Dias; Patrolamento e cascalhamento na rua Bernardo de Medeiros no bairro Urupá; entre outras.

Estado de Saúde

A vereadora Ida Fernandes (PV) foi à Brasília para fins políticos, mas neste processo teve um mal estar, fez um checape e o diagnóstico apontou que ela precisava fazer uma cirurgia. A situação foi explicada pela vereadora Márcia Regina que pediu apoio, pois hoje (11) está marcada a cirurgia da vereadora.

 PROJETOS APROVADOS PARA SEGUNDA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

– Projeto de Lei nº. 3267/2014 (2437 de origem), que Introduz modificações na Lei Municipal nº. 2435, de 24 de abril de 2013, visando assim estender o benefício do auxílio alimentação como medida de justiça, aos servidores desta municipalidade que estão à disposição da Fundação Cultural. Art. 1° artigo 4° da Lei Municipal n° 2435/2013 passa a vigorar acrescido do Paragrafo Único, com a seguinte redação: “Ficam excetuados da regra estabelecida no caput, os servidores efetivos municipais que prestam serviços na Fundação Cultural de Ji-Paraná”.

– Projeto de Lei nº. 3268/2014 (2438 de origem), que “Dispõe sobre a concessão de Auxílio Alimentação aos servidores efetivos da Fundação Cultural de Ji-Paraná, e dá outras providências”.

– Projeto de Lei nº. 3249/2014, “Autoriza o Poder Legislativo Municipal a proceder a doação de bens móveis a entidades que especifica”.

Publicado em Política | Deixar um comentário

Euclides continua na mídia e poderá assumir como deputado em dois anos

euclidesmacielO deputado estadual Euclides Maciel (PSDB), que foi décimo mais votado entre todos os candidatos, a partir de fevereiro, vai continuar na televisão e, possivelmente, também no rádio, mas sem mandato parlamentar.

Euclides não está morto: só não conseguiu se reeleger por conta da legenda, mesmo com expressiva votação, e poderá retornar como deputado muito antes que muita gente imagine. Se o deputado Adelino Folador de eleger prefeito de Ariquemes, o que é uma forte possibilidade, Euclides assume a vaga de deputado por dois anos.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Morre em São Paulo o cantor rondoniense Cesar Lima

cesar_lima_10_11_2014_13_26320624_10150442669440619_1213866838_n 1469838_579031782169943_875477168_n 10175025_688090027899224_1477963790_n(Edmilson Rodrigues) – Faleceu na manhã desta segunda-feira em Barretos (SP) de doença cancerígena o cantor Cesar Lima que residia em Ji-Paraná, e ultimamente estava morando na cidade de Ouro Preto do Oeste, onde mantinha também o estúdio de gravações, e se apresentava constantemente.

O cantor tinha um repertório de MPB bastante apurado, e cantava diversos ritmos musicais.

Cesar Lima se apresentou pela última vez no dia 1º de novembro, na Loja Maçônica Clube das Acácias de Ouro Preto do Oeste, no Jantar Dançante promovido em prol da Casa de Acolhimento do Idoso. Cesar Lima dividiu o palco com a banda BR364.

De acordo com amigos, o artista foi ao evento da Loja Maçônica passando mal, e se apresentou pela grandeza da causa em prol de idosos, mas sequer chegou a terminar a apresentação, tendo de sair antes devido a complicações de saúde.

Cesar Lima fez dupla na região com o cantor Marquinhos Show, e ambos trabalharam na primeira campanha política do prefeito Alex Testoni, para deputado estadual.

A morte de Cesar Lima causou grande repercussão em Ji-Paraná e em Ouro Preto do Oeste, muitos amigos e conhecidos do artista lamentaram a sua rápida partida. “Ele era o artista mais completo de Rondônia, era bastante eclético e versátil, tocava de tudo com muita técnica”, lamentou o cantor Celso Coelho, que trabalhou um período ao lado de Cesar Lima.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Atrasada que perdeu prova do Enem no Rio ganha bolsa de estudos após chororô, diz jornal

Amanda Alli, estudante de 19 anos, ganhou uma bolsa de estudos de um cursinho Agência Estado

Amanda Alli, estudante de 19 anos, ganhou uma bolsa de estudos de um cursinho/Agência Estado

Do R7 – Fotografada na frente da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em desespero após perder a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), neste sábado (8),  Amanda Alli, estudante de 19 anos, ganhou uma bolsa de estudos de um cursinho, segundo informações do jornal carioca Extra.

O coordenador do curso pré-vestibular Tamandaré, Álvaro Barreto, vendo a jovem chorando ofereceu uma bolsa de estudo para ela.

Segundo relato do Extra, Amanda ficou mais calma e afirmou que vai fazer o curso, precisamente na unidade do no Méier, bairro da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, mais próximo de sua casa.

Publicado em Brasil | Com a tag , , | Deixar um comentário

Com Marcelo Bessa criminalidade em Rondônia cai de oitavo mais violento para o décimo quarto

Foto: Weliton Nunes

Marcelo Bessa foi Segurança Pública de Rondônia

+RO – Mudar para quê? Com Marcelo Bessa na Segurança Pública, Rondônia pulou da 8ª posição, em 2010, para a o 14° lugar, em 2013, entre os estados brasileiros mais violentos do país. Atualmente, o Estado apresenta uma taxa de 25,2 homicídios por 100 mil habitantes, sendo que em 2010 esta taxa era de 35 homicídios para cada 100 mil pessoas.
Outro reflexo positivo das ações das polícias em Rondônia foi a apreensão de drogas. Em 2010 foram apreendidos 833 kg, em 2011 foram 1.226 kg, em 2012 foram 2.875, e até outubro de 2013 foram 2.196 kg.

De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança e Defesa da Cidadania (Sesdec), em pesquisa realizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) sobre a criminalidade, o Estado apresentou índices melhores que os nacionais. Em Rondônia, a pesquisa foi feita em quatro municípios, sendo preenchidos 517 questionários.

Em todo o Brasil, 32,6% entrevistados declararam que já foram vítimas de violência, enquanto em Rondônia este número foi de 23,3%. No quesito sobre registro de Boletim de Ocorrência, 68,8% dos rondonienses responderam que já deixaram de realizar o registro, abaixo da média nacional de 80,1%.

Quando se trata de confiança nas polícias Civil e Militar, Rondônia também apresenta números melhores que o país. A confiança na Polícia Militar no Estado é de 86%, enquanto no Brasil é de 77,6%; e na Polícia Civil é de 84,7% em Rondônia e 79,1% no país.

O ex-secretário da Sesdec Marcelo Bessa, afirma que os números positivos foram reflexos dos investimentos em recursos materiais e humanos e das operações desenvolvidas pelas instituições que compõem a segurança pública, atuando com base em estatísticas e análises criminais. “Para o ano de 2014, a meta da Sesdec é melhorar estes indicadores para que Rondônia figure cada vez mais abaixo no ranking da criminalidade e seja um Estado ainda mais seguro para se viver”.

Publicado em Polícia | Com a tag , | Deixar um comentário

Maurão para presidente da Assembleia

maurao1O deputado reeleito Maurão de Carvalho (PP) poderá ser o próximo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele consegue transitar bem junto ao governo e a setores mais moderados da Ale. O atual presidente Hermínio Coelho (PSD), cujo hobby e falar mal do governador Confúcio Moura (PMDB) poderá ficar isolado.

Apesar de ser do PP, partido do senador Ivo Cassol, Maurão é anos-luz mais confiável e deu graças a Deus porque foi banido do projeto de ser candidato a governador pelo próprio Cassol que preferiu botar a irmãzinha caçula.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Clássico do humor na Política de Rondônia

euclides chargePor Roberto Gutierrez – O deputado estadual Euclides Maciel (PSDB-Ji-Paraná) chegou ontem às 6h30 ao hospital particular HCR para fazer exame de próstata. Até o meio-dia, o deputado ainda não tinha saído da sala do médico. Dizem que o urologista, ou proctologista, seria um ex-jogador de basquete e violonista, cuja prática musical deixam calos nas pontas dos dedos.

Este material foi divulgado em janeiro de 2010 neste site cujo domínio era vejahoje.com e robertogutierez.com.br. Isso faz parte da história política de Rondônia com uma boa pitada de humor nos traços geniais do chargista Flávio Afonso.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Marcos Rogério estaria preparado ou se preparando para sair do PDT?

acir jesualdo e Rogério

Acir Gurgacz terá pela frente o desafio de administrar vaidades e manter a unidade do grupo

A tendência de que o deputado federal (PDT-RO) Marcos Rogério esteja esperando o momento certo para mudar de partido ganha novo fôlego. Aliás, se tiver coragem, ele precisa fazer isso sem correr o risco de perder o mandato para não cair na infidelidade partidária. A janela legal seria no próximo ano, quando o do partido da Marina Silva, o Rede Sustentabilidade, seja homologado junto ao TSE. Quando é criado um novo partido, é permitida a mudança de agremiação sem prejuízos para o parlamentar.

 

Nos planos de Marcos Rogério estariam a prefeitura de Ji-Paraná em 2016 ou até mesmo o Senador em 2018 quando serão renovadas duas vagas.

Não é novidade que o PDT ajudou a eleger o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), tanto, que indicou o vice, Marcito Pinto (PDT).

Jesualdo, cuja administração está a todo vapor, aja vista o volume de obras na cidade, será candidato à reeleição.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), por sua vez, é visto como a bola da vez como candidato a governador em 2018, e não vai poder se dar ao luxo e ser candidato sem o apoio do prefeito na casa dele – seria imprudência.

Logo, o desejo íntimo de Rogério de sentar onde o Jesualdo está sentando, pode bater de frente com o projeto maior do PDT.

Em se tratando do Senado, em 2018, Marcos Rogério teria como potenciais concorrentes Confúcio Moura, o senador Valdir Raupp, se nada interferir na homologação de sua candidatura, além de Expedito Júnior (PSDB) e até a Jaqueline Cassol (PP)

Sem espaço

Sendo assim, a indicação do próprio PDT para Marcos Rogério ao Senado é quase que uma impossibilidade filosófica. Afinal, o PDT não quer disputar o Governo do Estado sem que tenha no palanque o PMDB e o PT, tanto é que os dois partidos não lançaram candidaturas ao Senado nestas eleições para apoiar Acir!

Possível 

Para o PMDB, apesar dos pesares, disputar a prefeitura de Ji-Paraná com Marcos Rogério não seria nenhum bicho de sete cabeças, mesmo porque, lá na frente, o PMDB estaria, em tese, apoiando Acir Gurgacz para o governo de Rondônia e Marcos Rogério, se eleito, estaria o mesmo container. (Mas, se eleito!)

 

Portanto, seguindo esse raciocínio, percebo que o único partido que atrairia as atenções de Marcos Rogério seria o PMDB. Aliás, o PMDB nunca teve sequer vice, quanto mas, prefeito de Ji-Paraná!

 

Ainda, no campo da análise, mesmo Marcos Rogério tendo uma votação recorde em Ji-Paraná, a eleição para prefeito é outro cenário, com interesses distintos e um Jesualdo possivelmente, melhor na foto. Perder uma eleição não seria nenhum pecado se Marcos Rogério não ficasse sem mandato. Nesse jogo, só o Marcos saberá dizer se vale apena segurar a mão o blefar.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Doente, ex-prefeito Irandir Oliveira consegue direito de cumprir pena em casa

ex_prefeito_ouro_preto irandir oliveiraEm razão de uma grave doença, o ex-prefeito de Ouro Preto do Oeste, Irandir Oliveira Souza vai cumprir em casa a pena de prisão que cumpre no Presídio Urso Branco. A decisão é do desembargador Walter Waltenberg Silva Junior ao reanalisar pedido apresentado pelo próprio Irandir, que argumentou a gravidade de seu estado, apresentando laudos assinados por médico que atende no sistema penitenciário.

Irandir foi preso em uma operação que contou com a participação de agentes federais e civis em Goiânia. Os mandados de prisão eram referentes a acusações de falsidade ideológica, crimes ambientais, eleitoral e de trânsito. Mas o ex-prefeito também é investigado por crimes contra a administração pública, peculato, formação de quadrilha e suspeitas de desvios de dinheiro público quando administrou o Município.

Ao decidir favoravelmente ao pedido do ex-prefeito, o desembargador anotou que o juízo de Ouro Preto do Oeste já havia concedido pedido semelhante em outros autos. “…O impetrante peticionou novamente nos autos, trazendo fatos novos, consistentes na informação de estar acometido de doença grave (arritmia cardíaca e pressão alta), em grau avançado, razão por que precisa dormir com aparelhos. Trouxe relatório expedido pelo médico do sistema penitenciário, além de declaração do Diretor do Presídio informando que a manutenção do impetrante naquela instituição tem demandado esforço de vários servidores, o que acaba por prejudicar as atividades no presídio”, afirmou o magistrado. (Rondoniagora)

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Deputados vão entrar em confinamento de novo

Logo, logo teremos mais uma eleição para escolher o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia. isso faz lembrar que, certa vez, o deputado estadual Hermínio Coelho disse que ficou confinado com mais deputados em um hotel cinco estrelas em Manaus às vésperas da sessão que elegeu Valter Araújo presidente da Assembleia Legislativa.

Disse que isso era para evitar o assédio do governo aos deputados para não roubar os votos que seriam dados a Valter Araújo.

Quengas?

Ou seja: Hermínio sem querer, deixou espaço para as pessoas imaginassem que os deputados seriam como prostitutas,  porque, em tese, não resistiriam alguma oferta tentadora ou sedutora para mudar de lado.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Injustiça com a turma que tira leite…

Só vendo pra crer. Deram maior apoio ao projeto sobre união de casais do mesmo sexo, mas não deram a devida importância ao pessoal que tirou leite do pau. Estou falando sobre os Soldados da Borracha que exploraram o látex da seringueira na Amazônia para alimentar a indústria bélica dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Até a pobre da SubMarina Silva foi banida da eleição de presidente. Primiero o candidato dela morre, dopois morreram com a campanha dela. Realente não dá para entender essas coisas. Hehhe

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Hambúrguer mais caro do planeta

Esse ano será marcado pelo feito de pesquisadores holandeses que gastaram R$ 760 mil para obter o primeiro hambúrguer feito a partir de células-tronco de uma vaca. Um pequeno gesto da pesquisa e um enorme passo para a obesidade.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

SUS faz cirurgia de próstata de mulher

O avanço na medicina a cada dia me surpreende mais. Neste ano que se finda, por exemplo, o SUS fez as primeiras cirurgias de próstata em mulheres e cesarianas em homens. Foi algo assim surpreendente!

A coisa vai ficar boa mesmo quando o proctologista que fará o exame de próstata tiver um dedo enorme cheio de verrugas e ainda sofrer de Mal de Parkinson. Hehehehe

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Aberração da política de Rondônia na era Cassol

Curiosidades da política de Rondônia. Você sabia que em novembro de 2008 os deputados estaduais mudam constituição de Rondônia para manter o ex-governador Ivo Cassol no cargo? A mudança foi por meio  de emenda ao “Artigo 2º: do artigo 63 da constituição estadual na qual ficou acrescentando que: Não perderá o mandato o governador quando decretada a Justiça Eleitoral ou quando sofrer condenação criminal, enquanto não transitado o respectivo processo”. Eu apelidei o projeto de Tripa-Limpa. Hehehe

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Desvantagens do semáforo

rotatoria_centroSemáforo dá lucro na compra (custa entre R$ 150 mil a R$ 200 mil) e dá mais lucro na manutenção. Uma rotatória custa em média de R$ 5 mil a R$ 10 mil, dependo de como for feita, e não tem gasto algum com manutenção. Sem contar que é mais eficiente. (Roberto Gutierrez)

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

O que podeira mudar se o TSE tirasse Moreira Mendes durante a campanha?

(Por Roberto Gutierrez) A decisão tardia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao enquadrar o deputado federal  Moreira Mendes (PSD-RO) no rol Ficha Suja um mês depois das eleições e, com isso, anulando os quase 200 mil votos dele para senador não muda nada neste pleito, mas, se desde o começo Moreira Mendes não tivesse participado da campanha para Senador, para quem os 193.184 eleitores votariam?
Parte seria por Acir Gurgacz, Ivone Cassol e Aluízio Vidal? Quem ficaria como a maior fatia? Essa fatia poderia ameaçar os 312.614 votos obtidos por Acir? Se não ameaçasse, quem ficaria em segundo lugar, Ivone Cassol ou Aluízio Vidal?

Aliás, não faço necropsia eleitoral – minhas análises são feitas no decorrer do processo ou com antecedência, mas, neste caso, o TSE não nos deixa alternativa a não ser ficar no campo da interrogação.

Mesmo assim, entendo que, por ser da Capital e mesma estava plugada na programação local, ao contrário da maioria do interior, Aluízio Vidal ficaria com a fatia maior dos votos que foram para Moreira Mendes. Acir poderia aumentar a votação dele em pelo menos mais 45 mil votos. Continuaria senador eleito. O certo é que tudo isso é passado, página virada.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

TSE aceita recurso da PRE e indefere registro de candidatura de Moreira Mendes

O deputado federal Moreira Mendes teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A decisão do ministro Luiz Fux foi publicada na sessão do TSE da última terça-feira, 4 de novembro, e atendeu ao recurso feito pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia. Em decorrência da decisão, os votos obtidos por Moreira Mendes, na eleição para o Senado, foram anulados.

Em 2011, Moreira Mendes foi condenado pelo Tribunal de Justiça (TJ) de Rondônia por ter cometido improbidade administrativa – lesão ao erário. Ele foi procurador da Assembleia Legislativa de Rondônia e ao mesmo tempo era sócio da Tamatur Tama, empresa que fornecia passagens aéreas àquele órgão. O esquema era feito pela emissão e cancelamento de bilhetes aéreos sem que a devolução dos valores fosse feita aos cofres públicos, mas sim a particulares, além de vendas de bilhetes em duplicidade e cobrança de passagens aéreas sem a emissão de bilhetes.
Neste ano, Moreira Mendes pediu registro de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e seu pedido foi deferido, pois a Corte Eleitoral entendeu que na sua condenação não constou enriquecimento ilícito, situação que o enquadraria na Lei da Ficha Limpa.

Mas para a PRE, o enriquecimento ilícito estava implícito aos fatos pelos quais Moreira Mendes foi condenado. Por esta razão, a PRE recorreu ao TSE, pedindo o indeferimento de sua candidatura.

O ministro Luiz Fux, ao analisar o caso, proveu o recurso feito pela PRE. A decisão é de 23 de outubro e foi publicada na sessão do TSE do dia 4 de novembro.

A decisão do ministro torna inválidos os 193.184 votos recebidos por Moreira Mendes no dia 5 de outubro, quando ficou em segundo lugar na disputa ao Senado.

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Juíza é criticada por postar foto de biquíni no Twitter

102_659-blog-judge-bikiniA recém-empossada juíza Maria Cozma, de 27 anos, foi alvo de duras críticas após postar no Twitter uma foto em que aparece de biquíni. A magistrada atua em um tribunal criminal de Chisinau, capital da Moldávia, ex-república soviética localizada no Leste Europeu.

A ala mais conservadora da sociedade do país e parte da ordem dos advogados do país ficaram indignadas com a postagem “ousada”.

“Era para sermos um corpo sério, não um atrativo para criminosos e Twitterrati”, disse o porta-voz da ordem, de acordo com o “Mirror”.

Maria é neta do presidente da Suprema Corte da Moldávia. A foto foi tirada quando a juíza estava de férias.

“Infelizmente, por causa da família dela, não há muito a ser feito. Mas eu fortemente peço que outras juízas não sigam o exemplo dela”, acrescentou o porta-voz.

A foto causou desconforto até no Parlamento. A congressista Natalia Cebotari, de 32 anos, que participa de uma comissão para estudar a igualdade entre homens e mulheres na Moldávia, disse:

“Ela trabalhou bem para chegar aonde está, mas alguém pode pensar que, mostrando o corpo assim, ela esteja incentivando outras mulheres a se exibirem se desejam chegar mais longe. Ninguém está dizendo que foi isso que ela fez, mas pode dar a impressão errada.”

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário

Campanha de arrecadação de garrafas pet dá tablets

img.phpA Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural, realizará a entrega da premiação da Campanha de Arrecadação de garrafas Pets. O evento será realizado no teatro Dominguinhos às 9h30 da próxima segunda-feira. As garrafas recolhidas foram utilizadas na confecção de peças decorativas do “Natal em Luz 2014”.

A campanha teve início em agosto com parte do Projeto Decoração de Natal. As escolas que mais arrecadaram as garrafas serão agraciadas com três tablets.

Estão colaborando com a campanha, as secretarias: da Educação, Obras e Serviços Públicos, Esportes e Turismo, Meio Ambiente e a Fundação Cultural de Ji-Paraná, bem como a Casa do Artesão e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji).

Publicado em Coluna do Gutierrez | Deixar um comentário