Unimed Ferj absorve carteira de beneficiários da Unimed-Rio

O acordo firmado entre a Federação Estadual das Cooperativas Médicas do Rio de Janeiro (Unimed-Ferj) e a Unimed-Rio, traz segurança a milhares de beneficiários do plano de saúde.  

Ontem pela manhã, 05/03/2024, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu-se com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Unimed-Rio, Unimed Ferj, Unimed do Brasil e Central Nacional Unimed, entes que assinaram o Termo de Compromisso feito em novembro de 2016 com a operadora Unimed-Rio. Os participantes concordaram e assinaram a decisão de que a Unimed-Rio Cooperativa de Trabalho Médio do Rio de Janeiro LTDA fará a transferência de todos os seus beneficiários para a Unimed do Estado do Rio de Janeiro – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (Unimed Ferj).
A Unimed-Rio continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde, deixando de atuar como operadora de plano de saúde. A ANS ressalta que a realização da transferência de carteira não poderá acarretar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários.

Otimismo

A Folha de Rondônia News procurou o presidente da Unimed Centro Rondônia, doutor Alcílio de Souza, para nos falar sobre este acontecimento. Ele disse que esta decisão ocorrida no Rio de Janeiro,  revela o quão importante é a solidez do sistema Unimed de Cooperativas em todo o Brasil.

“Sabemos que a Unimed-Rio fechou 2023 no vermelho e boa parte desta dívida, de um acúmulo de uma década, se deve a serviços cobrados do plano de saúde e não prestados, infelizmente, um comportamento desonesto que não atinge apenas os planos de  saúde do Estado do Rio, sem contar ações judicializadas que fogem à cobertura do plano.”

Alcílio de Souza disse ainda que o grande desafio hoje para assegurar uma boa qualidade de cobertura aos nossos beneficiários está no combate às fraudes, uma prática que impacta diretamente nas contas da Cooperativa Médica e se revela em mais um desafio de gestão.

A Unimed-Rio deixará de atuar como operadora de plano de saúde, mas continuará suas atividades como prestadora de serviços de saúde. Quem assume a operação do plano é a UNIMED-FERJ 

Veja oS tópicos do que ficou acordado:

1. Ficará responsável pela dívida assistencial da Unimed-Rio;

2. Contratará da Unimed-Rio todos os serviços operacionais para suportar essa fase de transição de transferência de carteira ao longo de 2024, de acordo com a necessidade a ser apontada pela Unimed Ferj;

3. Arrendará o hospital e o(s) pronto(s) atendimento(s) da Unimed-Rio, assumindo autonomia sobre a gestão, o dimensionamento estrutural e o direcionamento assistencial de todo equipamento arrendado, levando em consideração os compromissos previamente firmados.

De acordo com dados de janeiro de 2024, a Unimed-Rio possui 452.598 beneficiários em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos. Todos serão transferidos para a Unimed Ferj a partir do próximo mês de abril, de acordo com o calendário que será informado em breve pelas operadoras envolvidas.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*