Fatos que marcaram a sessão da Câmara dos Vereadores de Ji-Paraná/RO

Sessão

A 31ª Sessão Ordinária, que aconteceu nesta terça-feira (3), foi presidida pelo presidente da Câmara, Nilton Cezar Rios (PSB) e os trabalhos secretariados pelo vereador Jessé Bitencourt (PDT). Na Sessão foram aprovados requerimentos e projetos, que visam beneficiar a comunidade em diversas áreas.

 

Câncer da Pele

O médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Silmar Régis Camarini participou da Sessão e convidou todos para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele – Dia C: Combate ao Câncer da Pele, que será realizada no próximo sábado (7), das 8 às 15 horas, no Ginásio de Esporte Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), em Ji-Paraná. Dr. Silmar Camarini disse que o câncer mais comum entre os brasileiros é o da pele e que a prevenção é a melhor forma de evitar a doença. Os vereadores parabenizaram o médico pelo excelente trabalho.

 

Dezembro Laranja 

Dr. Silmar Camarini parabenizou a vereadora Silvia Cristina (PDT) pelo Projeto de Lei nº 3424/2015, que “Institui o mês de Dezembro como mês de combate ao Câncer da Pele no município de Ji-Paraná”. O médico dermatologista agradeceu os vereadores pelo apoio.

 

Patrolamento e Praça

A vereadora Silvia Cristina (PDT) teve aprovado os requerimentos solicitando o patrolamento das ruas Bernardo de Medeiros no bairro Urupá, Brusque e Colorado D´Oeste no bairro Jorge Teixeira; e Reforma da Praça Jardim dos Migrantes.

 

EFA

Silvia Cristina (PDT) disse que o senador Acir Gurgacz (PDT) empenhou R$ 250 mil, através do Ministério da Defesa – Programa Calha Norte, para a construção do auditório na Escola Família Agrícola (EFA). A vereadora parabenizou o senador pela ação.

 

Chá Direito de Viver e Campanha

A vereadora convidou todos para participar do Chá Direito de Viver em prol do Hospital de Câncer de Barretos (HCB), que será realizado no próximo sábado (7), às 19 horas, no Parque de Exposições Hermínio Victorelli em Ji-Paraná. O evento está sendo organizado pelo Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer (GAPC). Silvia Cristina (PDT) convidou todos para a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele – Dia C: Combate ao Câncer da Pele, que também acontecerá no sábado (7), no Gerivaldão.

 

Abaixo-assinado

Os moradores da Linha União entregaram um abaixo-assinado para os vereadores se manifestando contra o fechamento do ensino de 6° ao 9 ° ano do Ensino Fundamental na Escola São Gabriel, pois causará transtorno e desconforto para os alunos, que estudam próximos as suas residências e muitos acompanham os irmãos, que estudam do 1° ao 5° ano, no trajeto até onde passa o ônibus.

 

Reunião e Audiência

A vereadora Márcia Regina (PT) informou que na última quinta-feira (29) ela, o vereador Joziel Carlos de Brito (PMDB) e o representante do vereador Edilson Vieira (PMDB) participaram de uma reunião convocada pela comunidade da Linha União para tratar deste assunto e como encaminhamento foi aprovado na manhã desta terça-feira o requerimento solicitando uma Audiência Pública para discutir a municipalização/reordenamento e o decreto 20.070 de 24 de agosto de 2015. O requerimento é de autoria da vereadora Márcia Regina (PT).

 

Benefícios

A vereadora Márcia Regina (PT) teve aprovado os requerimentos pedindo a aquisição de trituradores de galhos e caminhão para execução dos serviços; Projeto de Segurança para a Prevenção de Acidentes e Qualidade de Vida no Ambiente Escolar; Recuperação da malha asfáltica na rua Idelfonso da Silva, entre as ruas São Paulo e Governador Jorge Teixeira no bairro Nova Brasília; e Parolamento e cascalhamento da rua São Manoel, entre ruas Antônio F. de Freitas e Castelo Branco no bairro Jardim Presidencial.

 

Semana da Educação

Márcia Regina (PT) convidou todos para a cerimônia de abertura da terceira Semana Municipal de Educação, que acontece hoje (3), às 19h30, com apresentação cultural e Mesa Redonda: Secretarias de Educação e a Articulação com o Poder Legislativo e Judiciário, no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em Ji-Paraná. A Semana acontece todo mês de novembro e foi formalizada por meio do Projeto de Lei nº. 3016/2013, de autoria da vereadora, que instituiu a Semana Municipal da Educação e incluiu no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Ji-Paraná, com o compromisso de avaliar e propor melhorias pela Educação. A vereadora divulgou a programação da Semana.

 

CNBB

A vereadora leu a nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre a realidade sociopolítica brasileira, divulgada no último dia 28.

 

Bebedouro e Iluminação

O vereador Anderson Exceller (PSD) teve aprovado os requerimentos pedindo a instalação de um bebedouro metálico na praça do bairro Jardim dos Migrantes; e Instalação de iluminação pública nos túneis da ponte sobre o rio Machado.

 

Férias dos servidores

Anderson Exceller (PSD) denunciou que a Prefeitura de Ji-Paraná está retirando o direito 1/3 de férias dos servidores de várias secretarias. Ao mesmo tempo, criticou a criação de novos cargos pelo Executivo com altos salários. “Isso é desrespeito com o servidor”, garantiu.

 

 

Coleta e Feirão

O vereador Lincoln Astrê (PP) comentou na tribuna sobre os seus requerimentos aprovados pedindo Estudo sobre os procedimentos utilizados nas coletas de lixo em Ji-Paraná; Regularização do abastecimento de água no Ginásio de Esportes Adão Lamota; e reiterando o requerimento solicitando a reforma do Feirão do Produtor Rural em Ji-Paraná, no primeiro distrito.

 

Capacitação

O vereador convidou todos para a Capacitação de Agentes Multiplicadores, com o tema “Drogas Por quê? Desafios para a Educação”, que acontecerá no próximo sábado (7), a partir das 7h30, no Hotel Máximu´s. Maiores informações e inscrições pelos telefones 9231-3291 e 9219-0946. “Agradeço o senador Ivo Cassol por atender o meu pedido e trazer para o município está ação”, salientou.

 

 

Melhorias

O vereador teve aprovado os requerimentos pedindo a construção de pista para caminhada no bairro Aurélio Bernardi; Reiterando o requerimento pedindo providência para que seja construída calçada para pedestres na avenida Edson Lima do Nascimento (Linha 94), entre o Loteamento Orleans II e bairro Jardim Capelasso, no Segundo Distrito; Pavimentação asfáltica da rua Padre Adolfo, entre ruas Menezes Filho e Ciro Escobar no bairro Casa Preta; Patrolamento na rua Criciúma, entre avenida Edson Lima do Nascimento e rua Cruzeiro do Sul, no bairro Jorge Teixeira; entre outros que beneficiarão a população em diversas áreas.

 

Caerd

Linchon Astrê (PP) criticou a atuação da Caerd, “formada por diretores incompetentes”, por não resolver a falhas na distribuição de água aos usuários. E que os municípios em que a companhia não presta o serviço, a tarifa é menor, o fornecimento quase não tem falhas e a qualidade da água é melhor. O vereador afirmou que sua atuação chegou ao limite e que o problema agora está nas mãos do Ministério Público.

 

Eletrobrás

Pediu mobilização da população para que houvesse redução na tarifa de energia elétrica em Rondônia. Segundo ele, senão existir a vontade do cidadão nada vai mudar na conta dos consumidores de energia elétrica.

 

Retorno das consultas

Edivado Gomes (PSB) fez um pedido à Secretaria Municipal de Saúde para que a pasta estabeleça um organograma que garanta o livre retorno dos pacientes que passaram por consultas na rede pública de saúde com especialistas. De acordo com o vereador, o paciente precisa ter o direito de retornar ao seu médico para apresentar os resultados dos exames solicitados.

 

Em favor do cidadão

O vereador afirmou que já encaminhou também ofício ao prefeito Jesualdo Pires (PSB) para que providências sejam tomadas, afim que a questão seja resolvida a favor do cidadão.

 

Operações ortopédicas

O vereador mais uma vez pediu o retorno das cirurgias ortopédicas para o município de Ji-Paraná. Segundo ele, há na cidade uma quantidade significativa de pessoas sem atendimento, passando por humilhações nos hospitais de Cacoal e Porto Velho.

 

 

 

Escola São Gabriel

Jessé Bitencourt (PDT) solicitou que a secretária municipal de Educação, Leiva Custódio, agende uma data para que possa ir até a Linha União para dar explicações para a comunidade sobre o fim do ensino do 6º ano ao 9º do ensino fundamental na E.M.E.F. São Gabriel.

 

Estacionamento da avenida Brasil

Lorenil Gomes (PSC) mais uma vez criticou a EMTU por não cumprir o prazo para definir as alterações no estacionamento na avenida Brasil, estabelecida em audiência pública. O vereador pediu ainda a convocação do presidente Marion Disnei da Silva Mello para prestar esclarecimentos na tribuna da Câmara na próxima semana. O prazo estipulado pela Emtu para fazer as mudanças no estacionamento da avenida Brasil foi de 30 dias.

 

Estradas rurais

Joaquim Teixeira (PMDB) alertou sobre o avanço do câncer em Rondônia e recomendou que as igrejas se unam em oração para as pessoas acometidas pela doença. Durante seu discurso, o vereador elogiou a atuação da Prefeitura de Ji-Paraná na realização de trabalhos de recuperação em estradas rurais.

 

Atuação Valdir e Marinha Raupp

Edilson Vieira (PMDB) – apresentou um relatório dos recursos trazidos pela deputada federal Marinha Raupp (PMDB) e pelo senador Valdir Raupp (PMDB) para o município de Ji-Paraná. O vereador relacionou investimentos dos parlamentares na Biblioteca Municipal, Casa do Artesão, Viveiro Municipal, Centro Municipal de Zoonose, Clínica Ceci Cunha, Programa Agente Jovem, aparelhamento de patrulhas mecanizadas, construção de quadras poliesportivas, arena no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, alargamento da ponte do rio Machado, e por fim recursos para o projeto técnico de construção do Centro de Convenções de Ji-Paraná.

 

 

PROJETOS APROVADOS EM VOTAÇÃO ÚNICA

– Projeto de Lei nº 3428/2015, que “Declara de Utilidade Pública a Associação Stillu´s de Artes Marciais”.

– Projeto de Lei nº 3429/2015, que “Declara de Utilidade Pública a ASPROBELE- Associação dos Profissionais de Beleza de Ji-Paraná”.

– Projeto de Lei nº 3430/2015, que “Declara de Utilidade Pública a Associação Beneficente Vida, em Ji-Paraná”.

– Projeto de Lei n° 3434/2015, que “Dispõe sobre a denominação do residencial Green Park para o bairro Green Park, e dá outras providências”.

 

 

PROJETO APROVADO EM SEGUNDA DISCUSSÃO

– Projeto de Decreto Legislativo nº 212/2015, que “Aprova a prestação de contas do

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*